Publicidade

Publicidade
26/06/2006 - 14:02

“A TV é mais importante que o cinema”

Compartilhe: Twitter
Das pessoas que saem da TV para fazer cinema não vi ainda ninguém ter feito um filme melhor do que o trabalho que fazia na televisão.

O cinema brasileiro atualmente faz sucesso de público quando chega muito perto da TV, como “Se Eu Fosse Você”.

Ele está vivendo de prestígio, não de público. Tem festival em Tupaciguara [MG], festival em não sei onde. No final, o cara diz: “Ganhei um monte de prêmio”. Isso não quer dizer nada. É bom para botar na estante. Eu também tenho um monte de prêmio. É ótimo. Obrigado. Taí. Mas eu estou fazendo um trabalho que atinge 60 milhões de pessoas por dia.

Na TV, tenho uma excelente produção e o melhor elenco do país, porque, vai me desculpar, mas não existe elenco melhor do que o que tenho em “Belíssima”. Trabalho com os melhores atores do país. As minhas idéias estão lá. Atinjo 60 milhões de telespectadores por dia. Por que cinema é mais importante? Não entendo.

Na “Folha de S. Paulo”, Silvio de Abreu afirma com todas as letras: “a TV é mais importante que o cinema”. Ele tem conhecimento de causa para afirmar. Antes de ser autor de novelas como “Guerra dos sexos” e “Belíssima”, ele foi diretor de pornochanchadas como “Elas são baralho” e “Mulher objeto”.

As declarações de Abreu rendem uma boa discussão. Mas todas são, no mínimo, discutíveis. Luiz Fernando Carvalho realizou um filme (“Lavoura arcaica”) muito superior a seu trabalho na TV. Fernando “Cidade de Deus” fez sucesso com uma estética radicalmente diferente da televisiva. “Dois filhos de Francisco”, “Carandiru”, “Se eu fosse você” e outros tiveram mais público que prestígio. E, por fim, audiência não é sinônimo de relevância cultural.

Autor: - Categoria(s): Posts Tags:

Ver todas as notas

25 comentários para ““A TV é mais importante que o cinema””

  1. Heric Dehon disse:

    Se número de espectadores fosse realmente importante qualquer ‘arrasa quarteirão’ americano seria mais importante que um Cidadão Kane, por exemplo. Só pra citar um grande filme. Tentando não ser preconceituoso eu arrisco afirmar que as novelas são assistidas por 60 milhões de pessoas que não tem outra opção de lazer, entretenimento e cultura.

  2. PEDRO REYNALDO VIZZOTTO disse:

    ASSISTI O ULTIMO CAPITULO DE “BELÍSSIMA”, POIS NAS NOVELAS DA GLOBO BASTA ASSISTIR OS PRIMEIROS E OS ÚLTIMOS, PARA MEDIR O NIVEL!!!!
    BELÍSSIMA PORCARIA, BELÍSSIMO EXEMPLO DE PUTARIA EXPLICITA, BELÍSSIMO EXEMPLO ONDE O MAL PREVALECE SOBRE O BEM, BELÍSSIMA POLÍCIA QUE SE PASSOU DE TOLA NO FINAL, QUE DELEGADO MAIS IMBECIL, DEVERIA SER PROCESSADO QUE ALÉM DE IDIOTA ASSEDIOU A VITIMA, BELISSIMO EXEMPLOS DE GAROTOS E GAROTAS DE PROGRAMA COM COROAS PUTANAS, QUE NEM NOS PIORES PROSTIBULOS SE ENCONTRA.
    APESAR DE TER ASSISTIDO ALGUNS CAPITULOS “BELISSIMA PERDA DE TEMPO”.
    RIDICULO COM O DESFECHO COMO A NOSSA BELISSIMA SELEÇÃO BRASILINDIA.

  3. PEDRO REYNALDO VIZZOTTO disse:

    PARA COMPLEMENTAR MEU COMENTÁRIO DE ONTEM, O AUTOR TINHA A OPÇÃO E DEVERIA TER DADO A NOVELA BELISSIMA OS SEGUINTES NOMES:

    “LAS BELISSIMAS PUTANAS VEIACAS” OU “COMO SE PROSTITUIR JOVENS” OU “CAVALO DE TROIA NO BRASIL” OU “CORNOS E CORNAS ASSUMIDOS” OU “ARROZ A GREGA COM MERDA” OU “COMO SER UM MAL POLICIAL” OU “CUIDADO, A INTERPOL SUMIU” OU “ENGOLE O MANGA COM CAROÇO” OU “LOS PUTOS E LAS PUTONAS CORNUDAS E DESENFREADAS” OU “BISCATES TAMBÉM TÁ NA GLOBO”.
    MAS GENTE VAMOS APROVEITAR O SILVIO DE ABREU ANTES QUE ELE ACABE……

  4. Malu disse:

    Caro Bitt, sensacional essa sua resposta aos que confundem qualidade com gosto: “Tá certo q vc não goste de Glauber – eu tamb não gosto, mas nem tudo que eu não gosto é ruim”. Isso é que é ser esclarecido, democrático e justo! Parabéns! Do que adiantam inteligências limitadas à convicções e sentimentos (bons e maus)? Não é a toa que já disseram: “Sabedoria é a capacidade de usar bem a inteligência”. Inteligência sem sabedoria, é estagnação quando não, retrocesso. De novo, parabéns por seu discernimento Bitt.

  5. leda prado disse:

    O CINEMA É MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE TV O SILVIO DE ABREU, COPIA ROTEIROS DE CINEMA PARA A TV .

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo