Publicidade

Publicidade
29/05/2007 - 22:01

A última do Michael Moore

Compartilhe: Twitter

Quem acompanha o Olha Só sabe que este blogueiro tem uma certa implicância com o Michael Moore. Para muitos leitores apressados, ser contra o diretor de “Fahrenheit 11 de setembro” significa automaticamente ser a favor de Bush ou alinhar-se à direita. Então convém esclarecer: eu concordo com boa parte das idéias que Moore defende em seus documentários, mas discordo radicalmente de seus métodos.

Agora vamos aos fatos novos: “Sicko”, filme de Moore sobre o sistema de saúde norte-americano que foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes, dá mais um bom motivo para que o cineasta seja visto como um charlatão demagógico.

Como se sabe, Moore tem inúmeros detratores. Ele já foi alvo de vários livros e documentários bastante negativos. Um de seus críticos mais aguerridos chama-se Jim Kenefick e mantém o site Moorewatch, que tem como objetivo denunciar as meias-verdades da obra do cineasta. Algum tempo atrás, Kenefick pediu ajuda aos usuários do site para pagar as contas de um tratamento de saúde de sua mulher. Um doador anônimo deu-lhe US$ 12 mil.

A cena final de “Sicko” traz a revelação de que o doador era Moore. Na coletiva de seu filme em Cannes, ele explicou: “Eu quero que Kenefick saiba que isso foi feito com a melhor das intenções. Eu tive dúvida sobre usar ou não essa informaçõe no documentário. E me perguntei se faria isso se não fosse para usar no filme. E cheguei à conclusão de que faria, que é dessa maneira que devemos viver.”

Agora se a intenção de Moore era apenas ajudar Kenefick – e não a si próprio -, por que ele decidiu tornar pública sua doação “anônima” (que, além de tudo, saiu bastante barata se comparada à publicidade que ele conseguiu com o caso)? Este blogueiro tem ou não razão de considerá-lo um belo picareta?

Autor: - Categoria(s): Posts Tags:

Ver todas as notas

34 comentários para “A última do Michael Moore”

  1. marcio disse:

    será q só para “leitores apressados” suas opiniões parecem ser de dieita?
    meu sonho: abrir um dia o Nomínimo e deparar-me com uma crítica/análise do Calil com o seguinte texto: PQ não me assumo como reacionário?…
    abraços
    marcio

  2. Picaretagem é um jornalista começar a criticar um outro jornalista, questionando alguns métodos que ele utiliza.
    Através do questionamento destes mesmos métodos, induz sutilmente que o conteúdo do trabalho é questionável, já que os métodos de obtenção dos dados são questionáveis.
    Somando-se a isso, tenta induzir que o trabalho de um jornalista é questionável uma vez que o marketing de promoção do seu trabalho é questionável.
    Depois desta brilhante crítica, onde se questiona os métodos e o marketing do jornalista, o seu trabalho é caracterizado como questionável e seu trabalho denúncia não possuir nenhum valor jornalistico e consequentemente, que o autor é um picareta.
    Muito sutil … brilhante!

  3. Bender disse:

    Que carinha mentiroso.

  4. Lorena Suppa disse:

    Esse Michael Moore é da pior espécie…

  5. Giovanni disse:

    Não, não tem. Michael Moore luta praticamente sozinho contra um Império que está levando o mundo ao limite da destruição, e que expõe ao ridículo seu próprio povo.

    Revelar que todos tem seus problemas é apenas uma das faces de sua luta. Luta que deveria ser de muito mais gente.

  6. izaque bastos disse:

    boa noite galera, fala calil, cara quase nao tenho tempo mais de acessar esse blog mais vou deixar minha opiniao que nao vai acrescentar nada mesmo?!.
    assisti o tal 11 de setembro, até gostei, na verdade acho que nao tem esse jornalista ou principalmente documentarista que nao seja um pouco demagogico e implicante com alguma coisa.
    a gente é assim, nós somos assim, as instituiçoes sao assim,as empresas sao assim, até vc calil tambem é assim, vc mesmo disse que é meio implicado com o cara lá.
    faz parte da vida ser indiferente com alguma coisa.
    bom sendo veredade ou por pretexto de verdade é bom que alguma coisa esteja sendo feita para inquietar outra e assim o mundo ir seguindo seu curso nao muito irresponsavel.
    o Moore é um cara inteligente mais orgulhoso como qualquer outro que se sente ferido com determinadas perseguiçoes.
    é a vida.

  7. izaque bastos disse:

    desculpe os erros , falo galera.

  8. Gustavo Medeiros disse:

    Ahh… Eu adoro o Moore!! Ele não é o dono da verdade, paladino da justiça etc. Mas a tal liberdade de expressão assegurada pela constituição americana me dá uma inveja danada!! Já pensou, todos no gramado na frente do congresso de mãos dadas cantando o novo hit brasileiro “vai tomar no c..” dedicando-o aos congressistas?? Lindo!!!

  9. Shri disse:

    Pode ser (e é constantemente) um escroto, um manipulador adepto às meias verdades e um pseudo-altruísta ao arrebatar publicidade através de uma benemerência. Mas esse dinheiro fez diferença pro seu detrator naquele momento. Kenefick até pode pagar de volta o dobro ou triplo para não ficar com o peso nas costas, mas não vai ter como negar a mão estendida do Moore no momento difícil. Touché.

  10. -= olhe como eu penso a situação :

    Ele pode ser um picareta, mas sua posição de sempre tentar mostrar respostas é mais eficaz do que filmes que mostram “que-não-existem-respostas-fáceis”.

    Oras… minha experiência diz que evitar uma resposta com medo de errar é o melhor meio de se fazer a escolha errada, pressionado pela falta de tempo para pensar quando a hora chega.

    Em resumo ao confuso parágrafo anterior :
    Eu prefiro filmes que mostrem a versão provocante e exagerada dele dos fatos, do qu e um Syriana que só cria caras de “mas-porque-ninguém-nunca-fez-nada?!?!”

  11. zeluis disse:

    ESSE TAL DE RENAN AVACALHADO
    NAO PASSA DE MAIS UM >>>>>>
    NAS MAOS DE UMA GATINHA ESPERTA E LEVADA.
    ONDE JAH SE VIU ISSO NOS DIAS DE HOJE !!!??
    SOH UM BUNDAO SE DEIXA PEGAR POR UM GOLPE DE BARRIGADA
    E SER TRANSFORMADO EM UM
    >>>>>
    VIVO !!!!!
    ALIAS TEM OUTRO BUNDAO IGUALSINHO A ELE EH O TAL DO.
    CELERADO OCIOLOGO (fhc)
    A JORNALISTA DESSE ULTIMO ESTAH NAS EUROPAS !!!!
    ISSO AIH TUDO EH PAPO FURADO
    A QUESTAO EH A GRANA SURRUPIADA POR ELE(S)!!!,,,,,
    EM CONJUNTO COM AS EMPREITEIRAS !!!!!!

    >>>
    A GENITALIA ATRAPALHA !!!!!

    SE APLICA AOS DOIS FIGUROES OTARIOS DA REPUBLICA !!!!!

  12. Laura disse:

    Vc está certo, sim. Laura

  13. BJ disse:

    sei não viu… eu entendo totalmente as ressalvas que se possam ter a respeito de Moore. Mas também devemos contextualizá-lo! Quer queira, quer não, Moore cumpre um papel importante, divulga idéias e promove debates que, de outro modo, jamais ou dificilmente estariam no topo da agenda pública americana… Por exemplo – grandes corporacões (Roger and Me), armas de fogo (Tiros em Columbine), Bush e o 11-setembro (Fahrenheit 911), e, agora, o sistema de saúde americano…
    Ele é manipulador? É, mas e onde entra o senso crítico do espectador? Acho que também devemos reconhecer o seu mérito, de conseguir propagar certas idéias abominadas pelo establishment americano. Digamos que seja um “mal necessário”… Sobre essa coisa do Kenefick… é questionável o que fez, mas … doesn’t he make his point? A acão – demagoga, sem dúvida – termina tendo uma funcão em passar a mensagem pretendida….!

  14. Interessanter post, aber dein Feed funktioniert nicht mit Chrome

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo