Publicidade

Publicidade
07/07/2007 - 13:22

Do que as mulheres gostam

Compartilhe: Twitter

Por falar em listas dos 100 melhores filmes (e prometo não voltar ao assunto em algum tempo), a Alliance of Women Film Journalists (Aliança das Jornalistas de Cinema) acaba de divulgar a sua. A relação pode funcionar como um bom indicativo das diferenças de gostos cinematográficos entre homens e mulheres. A lista da Aliança está cheia de filmes com temática feminina (apesar de não ter havido qualquer restrição para as escolhas).

Existem bons achados na relação, alguns filmes que dificilmente seriam votados por homens: “Encontros e desencontros”, “Tudo sobre minha mãe” e “As patricinhas de Beverly Hills” (não é um dos 100 melhores da história, mas, sim, eu o considero um bom filme; podem sacanear à vontade). E “A marca da maldade” está lá – ponto considerável a favor das mulheres.

Por outro lado, há várias escolhas no mínimo questionáveis: “Como água para chocolate”, “Tomates verdes fritos”, “O fabuloso destino de Amelie Poulain”, “Driblando o destino” e “Encantadora de baleias”, entre outros “filmes de mulherzinha”, com o perdão da expressão machista. Depois dessa lista, sobrou só uma certeza: eu definitivamente não entendo nada de mulheres.

Autor: - Categoria(s): Posts Tags:

Ver todas as notas

56 comentários para “Do que as mulheres gostam”

  1. magnólia disse:

    Josué,
    É, eu troquei a bolas.
    Em 2001 refilmaram a mesma história com o título “Tá todo mundo louco”, nem se compara.
    Se depender da sua empolgação, com certeza você vai acabar elegendo os 100.
    Que tal escolher por gênero ? é difícil pra caramba !

  2. Clara disse:

    “O Retorno” – Josué, me desculpa, mas é um drama russo que vi há uns 2 anos no Rio – tem lugar na minha lista dos 100, e provavelmente na minha lista dos 20 melhores. E olha que a participação feminina é mínima. Fiquei muito impressionada:um drama que toma rumos totalmente inesperados. Tudo no filme é bom, filmaço!

  3. Palpiteira disse:

    Sr Djalma, os meus X’s sao muito apegados um ao outro e nao gostaram da sua proposta. Terei de declinar a oferta, portanto.

  4. Djalma Toledo disse:

    XX —`Valeu por levar na esportiva. Mostra que você é uma pessoa legal.
    Quem sabe um dia não muda de idéia e deixa eu fazer XY XX rsrsrs

    Grande Abraço e beijos nos seus XX.

  5. Vinicius disse:

    Calil, espero uma retratação pública sua por ter difamado “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, indubitávelmente um dos melhores filmes de todos os tempos.

  6. Te disse:

    Não achei Amélie Poulain lá essas coisas. E indo na contramão do padrão, eu gosto de alguns filmes “colhudos”, onde só tem personagens homens e nenhuma cena romântica tipo Mestre dos mares.

  7. magnólia disse:

    Te,

    Então você vai amar “Os Trapalhões na Serra Pelada”

  8. Denise disse:

    Amo as ‘Patricinhas’ e ‘Legalmente Loira’ foi o primeiro dvd que comprei.

  9. Calil, até acho aceitável o elogio de “Patricinhas” (é um filme competente, vi várias vezes na minha juventude, na sessão da tarde, e nunca desgrudava daquela coisa nojenta).

    Porém, o comentário a respeito de Amelie Poulain merece alguma consideração extra.

    Eu não acho um dos melhores filmes de todos os tempos (gosto de um pouco mais de violência no cinema), mas Amelie Poulain tem trilha sonora e fotografia brilhantes, e o enredo é ótimo, pelo menos na primeira parte do filme, antes de virar só o romande (isto é, filme de mulherzinha).

  10. perdão, ali em cima é “antes de virar só romance”.

  11. Calil, com o título desse post você também poderia falar das pessoas que falam mal do filme, mesmo sem ter visto nem a metade. É uma prática muito comum.

    E sobre cochilar vendo filme, cochilei vendo “O Naúfrago”, que depois descobri ser um bom filme. Porém, dá sono…

  12. Laila disse:

    Como assim questionáveis ” Tomates verdes fritos e o Fabuloso destino de Amelie Poulain”???? Tu consideras ruins??

  13. Laila disse:

    Não sei são filmes fabulosos, mas gostei muito de: Moça com Brinco; A noiva Síria;Derzu Uzala;A incrível família de Antônia;Festa de Babette;Desde que Otar partiu;Apocalipse Now;Estado de Sítio;Giordano Bruno;Volver; O lenhador, ops acho melhor fazer uma lista dos 100 melhores!

  14. Conselho disse:

    Vao os meus 10 (nao nessa ordem):

    1. Forrest Gump;
    2. Jamaica abaixo de zero;
    3. A vida eh bela;
    4. Matrix (o primeiro);
    5. Cidade de Deus;
    6. Jovens, loucos e rebeldes;
    7. O resgate do soldado Ryan;
    8. Uma liga so para elas;
    9. Wyatt Earp;
    10. Curtindo a vida a doidado.

  15. Conselho disse:

    Nao pude deixar de notar que o Tom Hanks faz parte de 3 dos filmes mencionados por mim (“Forrest Gump”, “O resgate do soldado Ryan” e “Uma liga so para elas”).

    O pior eh que eu ainda trocaria o (bom) “Curtindo a vida a doidado” pelo (melhor) “Casamento grego”, que foi produzido por ele.

  16. laura nasser disse:

    Meu amor se esparrama na grama.
    Meu amor se esparrama na casa.
    Meu amor se espreguiçar
    Meu amor deita e rola no planeta.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo