Publicidade

Publicidade
18/09/2008 - 22:51

Vote em David Palmer

Compartilhe: Twitter

 

Germano Ribeiro ganhou um doce. O leitor adivinhou quem seria o último nome do especial do Olha Só sobre grandes políticos do cinema e da TV, feita em conjunto com o hotsite Eleições 2008 do IG. Não, não é Odorico Paraguaçu, nem Sassá Mutema, outras boas sugestões dos comentaristas. 

 

O político que fecha a série – rufem os tambores, parem as máquinas – é o presidente David Palmer, interpretado por Dennis Haysbert, na série “24 Horas”. Uma curiosidade: ele é o presidente ficcional preferido de candidato republicano John McCain – uma prova do espírito democrático deste blog, que é Obama desde criancinha.

 

Nas palavras de McCain para a revista “Entertainment Weekly”, assim é Palmer: “Ele é fabuloso. É um cara que toma decisões duras, assume a responsabilidade, está pronto para sacrificar seus interesses em favor dos interesses do país”. Mas, como bem notou a revista, Palmer também é negro e democrata. Haybert acredita, inclusive, que o personagem que interpreta abriu as portas para a candidatura de Obama.

 

“24 Horas” é, no geral, uma série conservadora, que defende o uso da tortura no combate ao terrorismo, como os próprios produtores já assumiram. É também portanto, um programa favorável à atual administração americana. Mas Palmer ocupava um lugar à parte na série: ele seguia seus valores independentemente da ideologia e dos conchavos políticos – e, por isso, ele ganhou o apreço de republicanos e democratas. Se Jack Bauer é o coração de “24 Horas”, Palmer era a razão. Digo era porque, como vários presidentes americanos, ele também foi assassinado – na quinta tempoara da série. Enfim, um nome digno para encerrar este especial. Obrigado pela leitura.

 

Longo P.S.: os políticos anteriores da série foram Jefferson Smith de “A Mulher Faz o Homem” (1939), o barbeiro judeu de “O Grande Ditador” (1940), Charles Foster Kane de “Cidadão Kane” (1941), John Iselin de “Sob o Domínio do Mal” (1962), Merkin Muffley de “Dr. Fantástico” (1964), Porfírio Diaz e Felipe Vieira de “Terra em Transe” (1967), Fielding Mellish de “Bananas” (1971), James Dale de “Marte Ataca!” e Josiah Bartlet da série “The West Wing”.

 

Autor: - Categoria(s): Uncategorized Tags:

Ver todas as notas

2 comentários para “Vote em David Palmer”

  1. De todos os políticos apresentados, meu voto vai para o Obam.., digo, Palmer. Ainda que seja um voto vendido por um doce!

  2. Paschoal Feistauer disse:

    Olá, venho por meio desta perguntar se voce esta sabendo que um jornal argentino publicou que uma armada naval norte americana está em aguas Brasileiras perto de onde foi descoberta a Pré Sal. Qual é o fundo de verdade nessa noticia e por que se for verdade não foi noticiada no Brasil?

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo