Publicidade

Publicidade
22/10/2008 - 09:59

Eloá num céu de estrelas

Compartilhe: Twitter

Aqui e acolá surgem comparações entre o caso Eloá e o filme “Última Parada 174”, que estréia nesta sexta-feira. Claro, existem algumas semelhanças. Assim como Sandro do Nascimento, o seqüestrador do ônibus 174 no Rio, Lindemberg Alves cometeu um ato de desespero que recebeu enorme atenção midiática e que resultou na morte de sua vítima.

Mas a verdade é que o caso Eloá se parece muito mais com outro filme brasileiro: “Um Céu de Estrelas” (1996), de Tata Amaral. Nele, a cabeleireira Dalva (Leona Cavalli, em seu primeiro e até hoje melhor papel no cinema) ganha num concurso uma passagem para Miami e decide tentar a vida no exterior. Mas seu ex-noivo Vitor (Paulo Vespúcio) descobre o plano e a obriga a ficar em casa sob a mira de uma arma. A polícia interpreta a história como um seqüestro e, após ouvir um tiro, invade o local.

O desfecho é trágico, mas diferente do do caso Eloá. De resto, “Um Céu de Estrelas” está bem mais próximo à história de Santo André do que “Última Parada 174”, porque o seqüestro é um caso passional, não policial, motivado por uma separação entre seqüestrador e vítima. O filme de Tata Amaral é uma tragédia pessoal com um pano de fundo social, o de Bruno Barreto é uma tragédia social que o cineasta abordou como drama pessoal.

Vale dizer também que “Um Céu de Estrelas” é uma obra bastante superior a “Último Parada 174”. Vá ao cinema para ver o filme de Barreto e tirar suas conclusões, mas não deixe de alugar o DVD de Tata.

 

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

59 comentários para “Eloá num céu de estrelas”

  1. marcelo disse:

    É engraçado como as pessoas dão importância para um monte de coisas que não tem nada a ver com nada!!!!Já se perguntaram quem é o culpado ou os culpados para o final triste desta história ? A onde começou como começou ? Então pessoal , acho que agora é hora de refletir pois o Liso , esse mesmo que atirou na namorada é apenas o estopim de uma história que começou errada onde muita gente tem culpa em maior ou menor grau !!!!

  2. Eliana Gusmão disse:

    Independente da idade, muitas mulheres se foram pelo ato desumano da violência, culpamos os pais a policia até mesmo Deus,….perguntamos porque….porque!!!!!, tudo isso tem uma explicação…..a falta de Deus no coração das pessoas tem levado pessoas a violência a agreção e esquece que um dia terá que dar conta dessas vidas a Deus, vc concorde ou não temos alguém superior a nós todos a quem devemos satisfação.
    Elóa descansou desse mundo imundo, estará nós braços de nosso Pai e será feliz eternamente.

  3. LUCIANA disse:

    “QUAL A DIFERENÇA SE O TIRO FOI ANTES OU DEPOIS? CREIO EU, QUE PELO QUE NOS FOI APRESENTADO DIARIAMENTE PELA MÍDIA, ATÉ TODOS ESGOTAREM AS POSSIBILIDADES DE GANHAR MAIS UNS TOSTÕES EM CIMA DESTE CASO, AQUELE “INDIVÍDUO”, JÁ CHEGOU ALI COM A INTENÇÃO DE QUE NÃO A DEIXARIA VIVER; PELO MENOS, É ISSO QUE TALVEZ MINHA SANTA IGNORÂNCIA ME DEIXA TRANSPARECER; A VERDADE É QUE: SE A POLÍCIA INVADISSE O LOCAL ANTES OU DEPOIS, DA MESMA MANEIRA ELA SERIA AÇOITADA POR PARTE DA POPULAÇÃO E PELA MÍDIA, COMO VEM ACONTECENDO HOJE.
    CAROS AMIGOS, NÃO É A POLÍCIA QUE ESTA ERRADA; É A SANTA IGNORÂNCIA DE UM POVO, QUE ACHA QUE UM “INDIVÍDUO” QUE ESTA COM A EX NAMORADA REFÉM POR QUE SE ACHA ” DONO ” DA MENINA, E NÃO ACEITA O FINAL DO NAMORO, NÃO PODE SER MORTO POR QUE ELE POSSUE UMA FICHA CRIMINAL LIMPA; P-O-S-S-U-I-A, POR QUE A PARTIR DO MOMENTO, EM QUE EM OU QUALQUER UM DE NÓS APONTARMOS UMA ARMA PARA ALGUÉM, JÁ SEREMOS BANDIDOS; ENFIM, SE FÔSSEMOS UM POVO COM MAIS CULTURA E EDUACAÇÃO,E COM LEIS REALMENTE SEVERAS, ELE TERIA SIDO MORTO NA PRIMEIRA APARIÇÃO QUE FEZ NA JANELA DO APARTAMENTO, POR UM BOM ATIRADOR DE ELITE; MAS ENFIM, AGORA ENQUANTO TODOS ESTÃO SE DESPENCANDO EM CIMA DESTE CASO, A MÍDIA NOS TAPA OS OLHOS, PARA A CRISE, QUE JÁ ESTÁ DENTRO DE NOSSAS CASAS, COMO DISSE O SR. PRESIDENTE; DIGA-SE DE PASSAGEM, BEM DIFERENTE DOS DISCURSOS ANTERIORES, QUANDO ELE DIZIA QUE ” A CRISE NÃO NOS ABALARIA”…..MAS BRASILEIRO É B-O-N-Z-I-N-H-O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

  4. luis pardini disse:

    queria saber por que lindemberg nao se matou em vez dele dar um tiro no rosto da nayara por que ele nao deu em si mesmo por que ele disse que iria matar a eloa e se matar se eu fosse o delegado do caso teria colocado uma arma com uma bala e diria para ele se matar pena de morte neste pais

  5. luis pardini disse:

    os policiais fizerao tudo certo ,so teve um erro em não matar ele primeiro quando tiveram oportunidade ma sei que o fim dele vai ser tragico aqui sefaz aqui se paga

  6. Marcio disse:

    Eu achei a volta de Nayara pro apartamento muito interresante ela ñ queria deixar amiga sozinha no apartamento com os ex namorado se alguma coisa acontece com ela podia acontece com Èola e fui isso q aconteceu mais o caso de Èola foi pior do q de Nayara , mais ela vai descansa em uma bom lugar com a graças de deus . LUTO DESCANSE EM PAZ FICA COM DEUS .

  7. Os dois filmes devem ser uma bela porcaria, e o terceiro se sair também será…
    PS: Por favor desativem ou arranquem o caps lock antes de digitar, porque digitar tudo com letras maiúsculas é coisa de ignorante ou míope…

  8. Asdrubal disse:

    Esperar o que dessa geração FUNKEIRA?
    Vamos continuar ouvindo e lendo eles dizerem e escreverem “pobrema”, trocar o “c” pelo “s” ou colocar “ç” antes da vogais “e” e “i” e demais “assassinatos” da lingua portuguesa.
    Não os culpo, afinal, foi nossa geração quem propiciou o péssimo preparo intelectual destes jovens.
    Como aprender se os professores não são capacitados para ensinar?
    Não adianta mandar a pobre Jéssica voltar para a escola, pois foi justamente lá que ela aprendeu errado.

  9. Nadia disse:

    Concordo com Alex Sales.A Nayara queria seus 15 minutos de fama e conseguiu.Numa situação trágica desta ela pede a presença de um famoso.Por que não pediu apoio aos amigos ou a família?Sinceramente,pegou mal…Aliás,na sua entrevista foi dito que os três estavam assistindo televisão na hora da explosão.Caracas,coisa mais sem sentido…Acho que elas não tinham noção da gravidade do problema,nem o babaca do Lindemberg sabia o que queria.A situação fugiu do controle e deu no que deu.Ele queria intimidar.Mas foi tomando uma proporção bem maior do que o esperado.Ninguém sabia o que estva fazendo,nem ele,nem elas…

  10. Lorge Lima disse:

    Os políticos e detentores dos direitos humanos neste país deveriam dar prioridade a quem está dentro da lei, e fazerem tudo que for possível para garantir sua integridade física, no mínimo, e não se preocupar com quem está á margem da lei ou da sociedade. Se os atiradores de elite fossem acionados, tanto ELOÁ quanto à outra vítima do 174, não teriam morrido.

  11. Fearful disse:

    I don’t know why you guys fight all the time about this, the girl now is dead, and you guys need help our country, Our country needs a better base and of more trained professionals and honest in power who seek to improve the quality of life of our people with dignity for every one of us, take these street children and provide a good education, but this is what We should concern ourselves

  12. Esmeralda disse:

    Concordo plenamente com jorge lima.
    _______________________________________________
    Os políticos e detentores dos direitos humanos neste país deveriam dar prioridade a quem está dentro da lei, e fazerem tudo que for possível para garantir sua integridade física, no mínimo, e não se preocupar com quem está á margem da lei ou da sociedade. Se os atiradores de elite fossem acionados, tanto ELOÁ quanto à outra vítima do 174, não teriam morrido.

  13. Washington disse:

    Este caso me fez lembrar um livro intitulado GRILHÕES PARTIDOS. Quem ler vai saber o que estou falando.

  14. SUELLEN disse:

    POIS É , O SUJO FALA DO MAL LAVADO ESSE É O BRASIL ENQUANTO TRAGÉDIAS ACONTECEM PESSOAS COMO ALGUNS PREFEREM SE PREOCUPAR COM COISAS TÃO MENORES…

  15. ivone silva disse:

    eloá era uma pessoa muito legal generossa elinda vamos lutar pro justiçaaaaaaaaaaaaaaaaa;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  16. ivone silva disse:

    vamos lutar por justiçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  17. Deise disse:

    Jéssica tu é burrinha hein fliha, ecreve muito errado, se fosse você não teria coragem de postar aqui não.
    As pessoas so estão criticando a ação da polícia porque infelizmente houve vitíma fatal,caso contrária, estariam elogiando a beça, pois é, esse é o meu Brasil.

  18. Deise disse:

    Ela acabou, com a nossa lingua, tudo bem que escrevi filha errado rs tentei corrigir mas ó, não deu tempo, agora a Jéssica assassinou a língua Portuguesa.

  19. Deise disse:

    Ivone Silva, não conheci a Eloá como sei se ela era legal e generosa? Independente, das qualidades das pessoas devemos lutar por justiça afinal todo ser humano merece ok!!!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo