Publicidade

Publicidade
26/01/2009 - 22:29

Só o tempo fará justiça a Glória Perez

Compartilhe: Twitter

Depois de assistir, atônito, a alguns capítulos de “Caminho das Índias”, chego enfim a um veredicto: a obra de Glória Perez ainda será descoberta no futuro, possivelmente por um crítico francês. As novelas da autora – em especial as suburbano-intercontinentais (“O Clone”, “América” e agora “Caminho das Índias”) – são tão radicalmente idiossincráticas, tão espetacularmente ilógicas… que elas simplesmente não permitem a apreciação devida no presente.

Glória Perez é como um Russ Meyer (“De Volta ao Vale das Bonecas”) ou um Ed Wood (“Plano 9 do Espaço Sideral”) da teledramaturgia nacional, um objeto não-identificado e não-classificável, dona de uma imaginação (fértil) e de um estilo (cafona) não exatamente à frente de seu tempo, mas certamente fora dele. Quem mais poderia escrever uma cena de Betty Goffman se passando por indiana ao som de Zé Ramalho cantando Bob Dylan em português? E quem seria capaz de cortar para André Gonçalves trabalhando como motorista em Dubai, e daí para Mara Manzan em uma pastelaria da Lapa? Glória Perez faz o mexicano Guillermo Arriaga (“Babel”) parecer meio lesado.

Que Nelson Pereira dos Santos, que Julio Bressane, que Eduardo Coutinho, que nada. Autor, no Brasil, é Gloria Perez. E tenho dito.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

268 comentários para “Só o tempo fará justiça a Glória Perez”

  1. Ramon disse:

    Sou publicitário, roteirista e design. Bem, leio 2 livros por mês, vou ao teatro, vejo filmes e sempre assisto às novelas de Glória Perez e de bons escritores. Quem disse que a novela impede pessoas de lerem livros e cuidar de cuidar de sua própria vida? O problema das pessoas de criticarem tanto uma obra de um autor está relacionado com a globalização – que, possibilitadas, por exemplo, de uma TV a cabo – internet – determinadas pessoas se julgam literalmente intelectuais ou intelectualizadas – com isso sempre criticam o entretenimento da TV aberta. De fato, nossa TV tem muitos fatores a desejar, sim, mas há bons escritores, bons jornalistas, ótimos atores. Lembre-se que novela é uma obra de ficção, e nós escritores, publicitários, mas os escritores ativos, só expomos nossos conhecimentos, estudos, e transformamos em obras de entretenimento. Afirmo que, no mundo contemporâneo, nenhum ser humano conseguiria viver só de livros e teatro – o processo televisual – o entretenimento televisual, já faz parte do ser humano moderno, e é hipocrisia dizer que a TV não é interessante para as pessoas, sendo novelas, filmes, etc. Melhor, vamos assistir então todos os dias, somente ao Mundo Animal daquele programa de TV a cabo, ou melhor, 24 horas de documentários sobre as múmias do Egito. Pelo amor de Deus, assisti a ótimas, novelas, ou também apenas às tramas distrativas a vida inteira, e hoje, estou aqui, publicitário e roteirista. Sim população, leia livros, opine, reclame, mas nunca faça uma crítica destrutiva e infeliz e não menospreze o trabalho dos autores, atores e de qualquer outro bom profissional de outras áreas; sejam justos, tenham opinião própria, sejam éticos, façam acontecer. Um abraço a todos!

  2. Ramon disse:

    Se você muda para a TV a cabo, só muda um pouco a linguagem televisiva da comunicação das programações, mudam-se as caras, as cores, as línguas, mas no fim, é tudo a mesma coisa. A vantagem da TV a cabo é sem dúvidas, a sua abrangência e seu leque de possibilidades em números de canais e programas. É uma realidade que a TV aberta é muito pequena, mas assim como a TV por assinatura, ela também tem suas vantagens: a nossa cultura, o nosso estilo, a nossa linguagem, fatores dos quais deveríamos ter orgulho!

  3. Ramon disse:

    Sou publicitário, roteirista e design. Bem, leio 2 livros por mês, vou ao teatro, vejo filmes e sempre assisto às novelas de Glória Perez e de bons escritores. Quem disse que a novela impede pessoas de lerem livros e cuidar de cuidar de sua própria vida? O problema das pessoas de criticarem tanto uma obra de um autor está relacionado com a globalização – que, possibilitadas, por exemplo, de uma TV a cabo – internet – determinadas pessoas se julgam literalmente intelectuais ou intelectualizadas – com isso sempre criticam o entretenimento da TV aberta. De fato, nossa TV tem muitos fatores a desejar, sim, mas há bons escritores, bons jornalistas, ótimos atores. Lembre-se que novela é uma obra de ficção, e nós escritores, publicitários, mais os escritores ativos, só expomos nossos conhecimentos, estudos, e transformamos em obras de entretenimento. Afirmo que, no mundo contemporâneo, nenhum ser humano conseguiria viver só de livros e teatro – o processo televisual – o entretenimento televisual, já faz parte do ser humano moderno, e é hipocrisia dizer que a TV não é interessante para as pessoas, sendo novelas, filmes, etc. Melhor, vamos assistir então todos os dias, somente ao Mundo Animal daquele programa de TV a cabo, ou melhor, 24 horas de documentários sobre as múmias do Egito. Pelo amor de Deus, assisti a ótimas, novelas, ou também apenas às tramas distrativas a vida inteira, e hoje, estou aqui, publicitário e roteirista. Sim população, leia livros, opine, reclame, mas nunca faça uma crítica destrutiva e infeliz e não menospreze o trabalho dos autores, atores e de qualquer outro bom profissional de outras áreas; sejam justos, tenham opinião própria, sejam éticos, façam acontecer. Um abraço a todos!

  4. Ramon disse:

    Sou publicitário, roteirista e design. Bem, leio dois livros por mês, vou ao teatro, vejo filmes e sempre assisto às novelas de Glória Perez e de bons escritores. Quem disse que a novela impede pessoas de lerem livros e cuidar de cuidar de sua própria vida? O problema das pessoas de criticarem tanto uma obra de um autor está relacionado com a globalização – que, possibilitadas, por exemplo, de uma TV a cabo – internet – determinadas pessoas se julgam literalmente intelectuais ou intelectualizadas – com isso sempre criticam o entretenimento da TV aberta. De fato, nossa TV tem muitos fatores a desejar, sim. Entretanto, há bons escritores, bons jornalistas, ótimos atores. Lembre-se que novela é uma obra de ficção, e nós escritores, publicitários, mais os escritores ativos, só expomos nossos conhecimentos, estudos, e transformamos em obras de entretenimento. Afirmo que, no mundo contemporâneo, nenhum ser humano conseguiria viver só de livros e teatro – o processo televisual – o entretenimento televisual, já faz parte do ser humano moderno, e é hipocrisia dizer que a TV não é interessante para as pessoas, sendo novelas, filmes, etc. Melhor, vamos assistir então todos os dias, somente ao Mundo Animal daquele programa de TV a cabo, ou melhor, 24 horas de documentários sobre as múmias do Egito. Pelo amor de Deus, assisti a ótimas novelas, ou também apenas às tramas distrativas a vida inteira, e hoje, estou aqui, publicitário e roteirista. Sim população, leia livros, opine, reclame, mas nunca faça uma crítica destrutiva e infeliz e não menospreze o trabalho dos autores, atores e de qualquer outro bom profissional de outras áreas; sejam justos, tenham opinião própria, sejam éticos, façam acontecer. Um abraço a todos!

    Obs.
    Se você muda para a TV a cabo, só muda um pouco a linguagem televisiva da comunicação das programações; mudam-se as caras, as cores, as línguas, mas no fim, é tudo a mesma coisa. A vantagem da TV a cabo é sem dúvidas, a sua abrangência e seu leque de possibilidades em números de canais e programas. É uma realidade que a TV aberta é muito pequena, mas assim como a TV por assinatura, ela também tem suas vantagens: a nossa cultura, o nosso estilo, a nossa linguagem, fatores dos quais deveríamos ter orgulho!

  5. Thaís disse:

    Cada um tem sua opinião, se não gosta, fica na tua!

  6. Eron disse:

    Não creio que um crítico francês sério perca tempo em analisar e comentar essa bobagem e as outras de madame Perez. Se for como os pseudocríticos da terrinha, quem sabe?

  7. gloria perez disse:

    Gloria Perez !!!
    Esse foi o pior final de novela de todos os tempos !!!
    O que aconteceu? O que foi aquilo?
    Acho que agora vamos pensar 2 x antes de começar assistir outra novela sua !!!! Ridículooooo…

  8. Diego disse:

    Engraçado que essa novela fantasiosa e tola ganhou o Emmy…
    ooo inveja heheh

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo