Publicidade

Publicidade
20/05/2009 - 12:41

Reações ao primeiro brasileiro em Cannes

Compartilhe: Twitter

Começam a aparecer as reações iniciais a “No Meu Lugar”, de Eduardo Valente, primeiro filme brasileiro a ser exibido nesta edição do Festival de Cannes, fora de competição. O texto do “Hollywood Reporter” foi negativo:

“É claro que o diretor estreante Eduardo Valente fez a lição de casa sobre todos os filmes, como ‘Amores Perros’, com narrativas díspares e impenetráveis que se unem ao final. Mas esse tipo de coisa é mais fácil de estudar do que de ser bem-sucedido, e Valente, obviamente um talento promissor, não consegue isso. As perspectivas comerciais são poucas ou inexistentes, mas da próxima vez que você ver o nome do diretor ligado a um filme vá assisiti-lo.”

A da “Variety” é mais positiva, apesar das restrições ao final:

“A exibição local deverá ter um retorno decente, e o nome de Walter Salles como produtor executivo deve ajudar a garantir milhas em festivais, mas o público deverá se sentir frustrado pela inexplicável virada do final.”

Algumas observações sobre essas primeiras reações (de alguém que ainda não viu o filme): as duas publicações americanas são voltadas para o mercado, por isso essa estranha (e um tanto esotérica) obsessão com o futuro comercial do filme; as próximas críticas internacionais devem sair em breve e, positivas ou não, certamente devem fugir do tom superficial dessas duas; Valente ainda vai ter que lidar com muitas associações à obra do mexicano Alejandro González Iñárritu (da qual ele não gosta, como já demonstrou em seu trabalho de crítico). Mas vamos torcer para que ele se livre desse karma indesejado em futuras críticas.

De quebra, um vídeo feito por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux para o blog Cinemascópio, com entrevistas de Valente em Cannes sete anos atrás, quando ganhou ali o prêmio de melhor curta por “Um Sol Alaranjado”, e nesta semana.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

4 comentários para “Reações ao primeiro brasileiro em Cannes”

  1. Milton disse:

    nada como dar uma força pros amigos…

  2. João Paulo Pereira da Silva disse:

    Parabens calil pelo comentario e pelo sucesso ai como coloborador da revista trip, parabens cara abraço.

  3. LaBamba disse:

    Não posso comentar nada, pois li a matéria até os parênteses: “(de alguém que ainda não viu o filme)”.

  4. […] algumas das reações estampadas pela imprensa após a exibição de seu longa. Ricardo Calil publicou, em seu blog, um post sobre essas primeiras opiniões: o Hollywood Reporter fez uma crítica […]

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo