Publicidade

Publicidade
19/08/2009 - 22:56

Os filmes preferidos dos astronautas

Compartilhe: Twitter

“Houston, nós temos um problema… O DVD de ‘Penetras Bons de Bico’ está travando de novo, bem na parte com o Will Ferrell”. Assim começa uma nota do blog de cinema do jornal “The Guardian” sobre a lista dos 150 filmes preferidos dos astronautas da Nasa.

A agência espacial norte-americana revelou recentemente uma relação dos produtos culturais – entre filmes, programas de TV, músicas e livros – à disposição dos astronautas que ficam meses a fio confinados na sua Estação Espacial Internacional.

A absoluta maioria dos filmes é composta por blockbusters americanos, incluindo algumas escolhas curiosas – como “Apollo 13”, sobre uma missão real que quase acabou em tragédia, e “Armageddon”, sobre uma missão suicida ficcional. Entre os filmes sobre o universo espacial, há ainda “2010” (mas não o bem superior “2001” de Kubrick), “Star Wars”, “Contato” e “Os Eleitos” (na parte musical, outras “sacadas”, como “Fly me to the Moon”, de Sinatra, e “Walking on the Moon”, do Police). E mais “Top Gun”, “Falcão Negro em Perigo”, “Titanic”, “Harry e Sally” e as séries “X-Men”, “Matrix”, “Indiana Jones” e “Senhor dos Anéis”…

O pessoal do site inglês Shooting People não gostou do fato de a lista ser dominada por Hollywood e pediu a seus leitores novas sugestões. Pintaram algumas coisas boas, como o “Solaris” de Tarkóvski e “O Terceiro Homem” de Carol Reed (porque a vista do espaço daria novo significado à famosa fala do personagem de Orson Welles, observando as pessoas do alto de um elevador: “Olhe lá embaixo e me diga: você realmente sentiria pena se algum daqueles pontos parasse de se mexer?”)

O diretor do site enviou as sugestões dos leitores à Nasa argumentando que filmes da lista da agência, como “Clube dos Pilantras”, “Doze é Demais” e “Um Tira da Pesada”, poderiam prejudicar as faculdades mentais dos astronautas e colocar suas vidas em risco no espaço. E o mais incrível é que a Nasa respondeu agradecendo o interesse, mas ressaltando que a relação havia sido elaborada pelos própris astronautas, não pela agência.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

3 comentários para “Os filmes preferidos dos astronautas”

  1. Fabio Negro disse:

    CONVOCATÓRIA: voêc, cinéfilo a partir dos 16 anos, está convocado a dar um pau em qualquer um que falar mal de UM TIRA DA PESADA.

    Defenda um clássico: ESSA LUTA É SUA!

    (e Apollo 13 tá na lista pq é um PUTA filme e pq a cena do Tom Hanks sonhando com sua caminhada na Lua é o equlíbrio PER-FEI-TO entre a doçura do sonho e o amargor da desilusão)

    http://twitter.com/Fabio_Negro

  2. Fabio Negro disse:

    CONVOCATÓRIA: você, cinéfilo a partir dos 16 anos, está convocado a dar um pau em qualquer um que falar mal de UM TIRA DA PESADA.

    Defenda um clássico: ESSA LUTA É SUA!

    (e Apollo 13 tá na lista pq é um PUTA filme e pq a cena do Tom Hanks sonhando com sua caminhada na Lua é o equlíbrio PER-FEI-TO entre a doçura do sonho e o amargor da desilusão)

    http://twitter.com/Fabio_Negro

  3. lobo disse:

    Poxa não tem nenhum filme da “Brasileirinhas”, que caras chatos, não tem comédia, não tem filme da gretchen, nem da carol miranda, nem novela da gloria perez? ainda bem que eu não sou astronauta, morreria de absoluto tédio e de excesso de seriedade

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo