Publicidade

Publicidade
18/11/2009 - 01:42

Brasil cai na 1ª fase da Copa do Mundo de filmes

Compartilhe: Twitter

A ideia do The Auteurs, um dos meus sites de cinema preferidos atualmente, é fantástica. Uma Copa do Mundo de filmes, com disputas entre diferentes cinematografias. O modelo adotado é o mesmo do mundial de futebol: 32 países, divididos em 8 grupos de 4 na primeira fase; os dois primeiros colocados de cada grupo vão às oitavas de final; aí começam os mata-matas, que vão até a finalíssima.

Cada partida entre dois países é um embate entre três filmes, escolhidos por “técnicos” ligados ao fórum do site. O The Auteurs anuncia os filmes, dá um tempo para que seus leitores assistam a cada um deles e depois votem em seus preferidos em cada disputa. O objetivo é estimular os participantes do fórum a ver filmes pouco conhecidos de cinematografias variadas.

Até aí, tudo bem. Agora vai a má notícia para os ufanistas: o Brasil foi desclassificado logo na primeira fase. Mas nós demos azar: caímos no “grupo da morte”, composto ainda por Alemanha, Espanha e Canadá. Foram três jogos e três derrotas. Aí vão os resultados de cada partida:

Canadá 2 x Brasil 1

(“Terra em Transe” ganhou de “Spider” por 11 a 3; “Lavoura Arcaica” perdeu de “Calendar” por 4 a 5; “Pixote” perdeu de “Léolo” por 5 a 7)

Alemanha 3 x Brasil 0

(“Cidade de Deus” perdeu de “Ninotchka” por 6 a 13; “O Beijo da Mulher Aranha” perdeu de “Tabu” por 6 a 10; “Como era Gostoso o meu Francês” perdeu de “Asas do Desejo” por 5 a 7)

Espanha 2 x Brasil 1

(“Vidas Secas” ganhou de “Lúcia e o Sexo” por 10 a 4; “Deus e o Diabo na Terra do Sol” perdeu do “Cria Cuervos” por 7 a 11; “Carandiru” perdeu para “Um Cão Andaluz” por 3 a 10)

Como se vê, o pior jogador brasileiro foi Hector Babenco, cujos filmes apanharam nas três disputas de que participou. Mas a participação do Brasil não chega a ser uma vergonha. Com toda sua tradição, os Estados Unidos também dançaram na primeira fase.

O que menos importa no projeto do The Auteurs é a vitória ou a derrota. Todos as cinematografias saem ganhando, porque seus filmes são vistos e debatidos por mais espectadores. É uma das ideias mais interessantes que vi nos últimos tempos para estimular as pessoas a ir atrás de obras pouco conhecidas. Se dez estrangeiros se dispuseram a ver “Vidas ou Secas” ou “Deus e o Diabo na Terra do Sol” por conta da Copa do Mundo, a participação brasileira já valeu a pena.

Para quem está interessado em saber quais são os 16 países que chegaram às oitavas de final, clique aqui para conferir a tabela do The Auteurs.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

18 comentários para “Brasil cai na 1ª fase da Copa do Mundo de filmes”

  1. Paul Hogan disse:

    … Muito injusta e capciosa esta competição; eu gosto de filmes de ação e ficção; se assisto um filme “psicológico”, por mais perfeito que seja, vou dar ZERO sem contestação… Não gosto de filmes dublados, só com o som original, e bem legendados; se assisto um filme com legendas de analfabeto (pois comparo a tradução com o real das frases…), também desclassifico a peça… Odeio filmes em preto e branco… Então fica muito subjetivo…

  2. Carlos Henrique disse:

    esqueceram de colocar o filme do mula, por isso que perderam.

  3. JO disse:

    Em materia de filme o brasil é nota ZERO,se for pornô aí sim nossas atrizes sabem como ficar nuas bem rapidinho,e o governo gastando nosso dinheiro financiando essas bombas,quem vai perder tempo vendo as mesmas caras das novelas da globo em filmes?seriadso sim,eles sabem fazer porque é uma novela semanal…viva o BNDS que estar jogando nosso dinheiro fora financiando filmes pornô,jogos(games),festivais pelo o Brasil a fora é muito dinheiro jogado fora…imaginem o quanto estar sendo desviado nesses emprestimos…tem que ter um político por trás de cada emprestimo para favorecer alguém e ele mesmo.

  4. fábio disse:

    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………..Calil..?
    ……………………………………………………………………
    …………………………A idéia é bacana,…mesmo.
    ………………………………………………………………………………..
    …………….Não sei como ” CIDADE de DEUS” foi perder.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………Mãsn,…enfim..!
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………Agóra,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………de você eu queria saber,
    …………………………………………………………………………..
    …………………….responda do fundo do coração…?!
    ……………………………………………………………………………
    …………………………Você gósta,..do,….” Gráubi” ,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………mesmo?
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………..Ou você tem mêdo de ser chamado
    ……………………………………………..de,
    ………………………………………….”burro”?
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………..”Térra em trãnse”,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………..você gósta,
    ………………………………………….disso?
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..

    • catifunda disse:

      Oi Fabio, eu não preciso encostar a barriga no tanque (sem til) eu tenho curso superior

    • fábio disse:

      …………………………………………………………………………………………………
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………Catifunda..?!
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………Curso,…….. “superior”,…..qualquér,…. UM,….tem.
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………………..Sê você passar na frente da,
      ……………………………………………………….
      ……………………………………….UNIBAM,
      ……………………………………………………….
      ……………………………………por exemplo,
      ……………………………………………………….
      ………………………………………você já tá,
      ……………………………………..matriculada.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………….Só toma cuidado na hóra de,
      ………………………………….. ‘assistir” “aula”,
      ……………….pois, dependendo da roupa que você tivér,
      ………………………………………………a,
      ………………………………….. KLU KLUS BAN,
      ………………………………………….póde te,
      …………………………………………” LINXÁ ”
      ……………………………na praça de alimentação.
      …………………………………………………………………………………………………
      …………….Portanto,….encará um,…. “tãnque”,….é menos,
      …………………………………………”.arriscado”.
      …………………………………………………………………………………………………

  5. maria disse:

    Se fosse “Un Zoo, la Nuit” o primeiro filme de Jean-Claude Lauzon, sim. Mas, Pixote perder para Leolo, acho que não é séria esta Copa!

    “Un Zoo, la Nuit” ganhou Cannes, enquanto Leolo, recebeu foi muitas criticas.

    Depois de “Leolo” ser mal recebido em Cannes, Jean-Claude desceu no aeroporto de Montréal e arma um cacete. A crítica arma outro.

    Xamuscado na batalha, Jean-Claude afirma que não fará mais cinema e vai passar férias em sua cabana, no Norte do Québec. Morre de acidente, em seu avião.

  6. maria disse:

    Desculpam, …acho que é: morre em um acidente,

  7. maria disse:

    êta kalil, corrige aí!!!

  8. William disse:

    Cidade Deus perder é piada.

  9. leo disse:

    to nem ai,,,gosto é da Stephany do Crossfox

  10. molina disse:

    terra em transe é um lixo.
    tudo filmes burros, violência, sexo, erotismo, mostrando realmente como é o brasil, passasse os comerciais brasileiros e haveria chance de alguma vitória, porque é o que ilude.
    faltou o filme do lulinha que não deve ter lei rouanet, afinal não se trata de cultura no caso.

  11. Kira disse:

    É bem interessante este “campeonato”. O difícil é escolher os jurados.Consideremos que os filmes europeus não são tão comerciais como os dos EUA (tanto que pularam fora tbém na 1a. fase).São considerados filmes com mais conteúdo, inteligentes…Cada um deve retratar pouco daquilo vivenciado em seu próprio quintal. Como então julgar qual o melhor??? O que o torna melhor??cenografia??fotografia???interpretação???Tudo isto é questionável, mas o enredo, o coração, a trama do filme, jamais!!!! Isto não se julga, se compartilha…

  12. Cicero disse:

    Ver filmes brasileiros é como ouvir rock em japones.

  13. Cidade de Deus perder vá lá, Ninotchka tem o peso da idade por trás. Mas Lavoura Arcaica perdendo para Calendar?!

  14. Mozart Silva disse:

    Resultado previsível.
    Lá fora ninguém quer ver filmes como estes que narram as tragédias urbanas, não em eventos assim. Não é à toa que Central do Brasil foi tão longe, pois no geral os críticos de fora adoram filmes de comoção, com crianças, idosos ou doentes. Cidade de Deus é um bom filme, porém não chega a ser universal uma vez que trata de um assunto muito particular, do Brasil, do Rio de Janeiro, e para fazer isto ele precisava colocar-se em linguagem universal. Central do Brasil tem essa linguagem universal ao retratar o drama do menino Josué e o compadecimento de Dora por ele (e por ela mesma), que por sinal perdeu a disputa do oscar de filme de língua estrangeira para o Josué e Dora italianos. Ano que vem não teremos Brasil na disputa com filme de língua estrangeira no Oscar, pois Salve Geral não tem o padrão dos filmes que concorrem por lá. Vamos chupar o dedo mais uma vez. Besouro, sim, teria grandes chances, uma vez que os gringos adoram capoeira e o padrão do filme é da linha que os críticos de fora gostam.
    Vou acompanhar esta disputa e ver que país vencerá.

  15. Carlos N Mendes disse:

    Nosso cinema, na média, sempre foi de mediano para bom. Como campeonato, acho os resultados justos, com exceção de “Pixote”. E realmente, essa iniciativa vale muito mais por revisar clássicos, e descobrir o quanto envelheceram.

  16. daniel disse:

    Acho que,não da para ficar questionando se este ou aquele filme merece ir para as oitavas, as quartas ou até mesmo para as finais, porque nunca poderemos mensurar qual filme é melhor ao ponto de deixar para tras tantos outros que dependendo dos quesitos ou dos jurados poderiam estar nas finais de qualquer campeonato ou simplesmente nem participar. A arte não se mede, se aprecia, se sente, se curte.
    Já passei noitadas discutindo filmes pastelão, os chamados “cabeça” e outros generos, no final foi zero a zero, sem derrotados nem vencedores, o melhor, nosso conhecimento foi o unico ganhador.
    Gente!!…..este campeonato vai medir sim as influencias que alguns mercados tem ou exercem sobre os consumidores da 7a arte mas, por favor não caiam nessa de querer achar o campeão dos filmes,…. isto poderá ser feito apenas para determinar o campeão de bilheterias…….”Rambo” por ex. vendeu muito mais do que “nascido para matar” (Kubrik) e isto significa que é melhor…rsrsrsrsrs…….até tu Calil?

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo