Publicidade

Publicidade
24/11/2009 - 22:50

A prova da falta de originalidade hollywoodiana

Compartilhe: Twitter

O site Slash Film tem a prova definitiva da falta de originalidade de Hollywood nos últimos anos. A partir de uma lista da Wikipedia com os filmes de maior bilheteria desta década até aqui, eles chegaram à seguinte conclusão: apenas duas das 30 produções de maior sucesso dos últimos anos eram de material 100% original – ou seja, não eram remakes de filmes ou adaptações de livros, programas de TV, atrações da Disneylândia e assim por diante. Sâo elas: “Procurando Nemo” (15 lugar na lista) e “Kung Fu Panda” (30 lugar).

Se a contagem for estendida às 50 maiores bilheterias, a lista de filmes originais sobre para 9 – sendo 5 deles produzidos pela Pixar. O que confirma outra tese sobre Hollywood: a produtora de desenhos é hoje a maior reserva de originalidade de Hollywood.

Quer ainda outra prova da previsibilidade de Hollywood? O mesmo site traz outra contagem reveladora: dos indicados ao Oscar de melhor filme desta década, apenas oito são trabalhos originais.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

26 comentários para “A prova da falta de originalidade hollywoodiana”

  1. Concordo que a falta de originalidade de Hollywood é latente atualmente, e não estou aqui para defender o ponto deles, mas gostaria de colocar que antigamente não era muito diferente. Devemos tomar cuidado com um certo endeusamento do que “já foi” e do que “é”!
    Grandes obras de cinema foram criadas de outras obras, principalmente literárias. Acredito que a grande diferença seja a exposição que as obras originais tinham antes e a convergência que as mídias tem atualmente. Só pra deixar claro, odeio ramakes, principalmente de clássicos. ..mas eles também já existiam antes! ;-)

  2. fábio disse:

    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………..” UP”…!
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………….Prá mim quem tá salvando a pátria em,
    ……………………………………hollywood,
    …………………………………………é a
    ……………………………………….PIXAR.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..

  3. Maurício disse:

    Acho que é importante apontar que esses são as maiores bilheterias, se falarmos num todo existe gente tentando fazer filmes originais fora a Pixar, mas sem sucesso, porque hoje as pessoas são muito influenciadas no momento de escolher uma filme para assisitir. Querem saber quem falou bem, se é adaptação de livro, se é remake de filme japonês ou remake de um filme antigo, se é trilogia ou uma saga, enfim, é um público que segue o “se”, não escolhem mais um filme pela história em si, antigamente até se escolhia pelo elenco ou por ter ganho muitos prêmios, hoje em dia nem mais por isso, tudo se transforma em uma coisa só, o público quer ver no cinema a mesma coisa que assiste em casa e que lê nos livros, por isso o sucesso de Cidade de Deus, Harry Potter e afins.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo