Publicidade

Publicidade
16/12/2009 - 01:42

“Lula, o Filho do Brasil” é um filme de língua presa

Compartilhe: Twitter

O maior problema de “Lula, o Filho do Brasil” – que finalmente vi em pré-estreia ontem – não é a possibilidade de ser usado para fins eleitoreiros.

O maior problema de “Lula, o Filho do Brasil” não é fazer uma hagiografia do nosso presidente, o retrato de um homem santo, quase sem defeitos.

O maior problema de “Lula, o Filho do Brasil” é a língua presa. Ou, às vezes, a falta de língua presa.

Explico: na maior parte da projeção, Rui Ricardo Dias interpreta Lula imitando sua fala, com a indefectível língua presa e a voz rouca. Nesses momentos, o filme ganha um involuntário tom cômico, como se estivéssemos presenciando uma imitação de Lula por Bussunda ou outro comediante.

Mas, a partir de determinado momento (mais especificamente, quando Lula deixa a barba crescer), Dias deixa de lado a mimetização e cria uma nova forma de falar para Lula, sem língua presa ou rouquidão. Dá a sensação de que outro personagem ou outro ator ocupou a tela.

Das duas uma: ou Fábio Barreto fez um filme de vanguarda (um pouco como Buñuel em “Esse Obscuro Objeto do Desejo”, em que usou duas atrizes para o mesmo personagem) ou foi um erro bizarro para uma produção de R$ 17 milhões. Conhecendo a obra do diretor, só posso apostar na segunda opção.

Talvez você diga: é um problema menor para um filme com tantas questões problemáticas envolvidas. Sim, pode ser um detalhe, mas é um detalhe que acaba tirando qualquer resquício de fé que alguém possa ter no filme. Isso e o letreiro final…

*

Vamos deixar um pouco de lado as questões políticas. Como cinema, “Lula, o Filho do Brasil” é basicamente um filme ruim. E a comparação aqui, para deixar claro, não é um Glauber ou um Antonioni. E sim um “2 Filhos de Francisco”, para ficar no tema das pessoas que saíram do nada com a ajuda dos familiares.

Em resumo, “Lula, o Filme do Brasil” é bem pior que “2 Filhos de Francisco”. Fábio Barreto é incapaz de articular a narrativa e gerar emoção com a mesma competência de Breno Silveira. Mas o filme sobre Lula não chega a ser o desastre anunciado. Descontada a questão da língua presa e do letreiro final, ele não é muito pior, por exemplo, do que “Salve Geral”.

*

Agora entrando na seara política, não consigo concordar com a ideia de que o filme vai ajudar a candidatura Dilma. Quem gosta de Lula e assistir ao filme irá reforçar o desejo de votar na candidata do PT. Já quem gosta de cinema e ver o filme provavelmente irá procurar um outro candidato, aborrecido com a manipulação tosca do final.

*

A Dona Lindu, mãe de Lula, tal como representada no filme pode ser vista de duas formas: ou ela é um poço de sabedoria popular ou uma pioneira dos clichês de auto-ajuda. Ela vive repetindo chavões consagrados (“A rapadura é doce, mas não é mole não”, “devagar com o andor que o santo é de barro) ou de lavra própria (“se você não consegue, você espera” ou “se você não consegue, você teima”).

*

Milhem Cortaz (que aqui interpreta o pai de Lula) babando em cena já virou um clássico do cinema nacional.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

278 comentários para ““Lula, o Filho do Brasil” é um filme de língua presa”

  1. janciron disse:

    Primeiro uma história para descontrair; depois poderão ler a sinopse do livro sobre a vida do Lula, já que o filme esta sendo questionado.

    Em um reino

    Um rei muito mentiroso e explorador era detestados por seus súditos; porem ente à população revoltada havia uma velhinha que fazia orações para prolongar á vida do rei!
    Um dia o rei ouviu falar sobre a velhinha e mandou chamá-la!
    Quando a velha se apresentou no castelo, o rei lhe perguntou: – Eu vou lhe fazer uma pergunta, mas se me responder com mentira vai ser enforcada.
    Desejo saber por qual motivo, vive rezando e pedindo Deus para prolongar minha vida.
    – Majestade quando eu era criança, meu avô que conheceu seu bisavô me contava algumas histórias sobre ele: E era de arrepiar tanta maldade. Depois eu conheci seu avô, e notei que ele foi muito pior que o seu bisavô!
    E seu pai, foi ainda bem mais maldoso que o avô: Então eu passei a pedir longa vida ao senhor meu rei, pois meu maior medo é que seu filho seja ainda pior!
    Então o rei sorriu com deboche e disse: – Pode ir velha, você falou a verdade!

    Você conhece alguma história semelha na tal democracia vigente?

    Sinopse da obra a infância de Lula!
    Quando criança lá em Garanhuns Lula coitadinho, só vivia com fome. Mas certa vez sua mãe saiu; e o menino prodígio comeu tudo que encontrou pela frente,açúcar, farinha rapadura… Depois desta devassa uma cólica o atacou, e o menino cabeçudo e guloso começou a defecar por todo canto, como nos dias atuais; Então recebeu um conselho; devia plantar bananeira; ou seja colocar a cabeça no solo e ficar de pernas para o alto; e sabe o que aconteceu? A caca passou a sair pela boca, pela orelha e nariz; por isso é que o cabeçudo tem uma mentalidade de ameba, e quando abre a boca só sai merdaaaaa!

    Alguns dirão esta cara não tem o que fazer, mas bem que eu gostaria de ter!

  2. […] Ricardo Calil: “Lula, o Filho do Brasil” é um filme de língua presa […]

  3. Gisele Monteiro disse:

    O Lula deveria criar o “Bolsa Cinema”, quem sabe assim a bilheteria do seu filme aumentaria. A grande massa que é quem aprova Lula e seu governo não tem dinheiro para ir ao cinema. É tão óbvio pq o fime não teve a bilheteria esperada…

  4. eduardo disse:

    é uma vergonha

  5. […] Ricardo Calil: “Lula, o Filho do Brasil” é um filme de língua presa […]

  6. Bocky disse:

    Fala ae se pode……

    vota firme….

  7. Nyldo Sergio Moreira disse:

    Só faltou os bandidos do mensalão;;;

  8. Luiz Fernando disse:

    Como tudo que PT faz,o filme não poderia fugir a regra,tambem é ruim.O sus é ruim,segurança ruim,educação ruim,sálário ruim,distribuição de rendas ruim,corrupção,visão do governo ruim,desperdicio de verbas,divida interna ruim,desenvolvimento de tecnologia ruim,ao invés de dar educação a altura para ovo (faculdades tornar acessivel a todos,bolsa para todos)ficou cando dinheiro tacil,sem ensinar ou dar codição para a pessoa sobreviver sozinha sem essa ajuda,prdeu a grande oportunidade com a unanimidade que tinha,de transformar a educação no Brasil(faculdades para todos),pensa mt pequeno,quando se trata de programas sociais,sõ alcança os totalmente miseráveis que não tem pespectivas,a classe média que sonha com a faculdade,esses estão excluidos,não receberam nenhum tipo de beneficio,ou paga muito caro para estudar ou desiste do sonho,a grande maioria desiste por não conseguir pagar e não conseguir bolsa,os seus ministros estão cegos,agora para essa politica internacional(Lula “o cara”ele entrega até a alma,sem falar na fortuna para ajudar outros países.Me da uma dor quando vou fazer uma consulta no Sus,e me dizem que não tem médico,ou quado eu vejo jovens desistindo de faculdades porque não puderam pagar,e dai eu vejo milhões sendo desviados para outros países,me perdoem mas eu peguei nojo desse PT e desse Lula,os lulista torcem pelo Lula como se ele fosse um time de futebol,apenas querem que ele ganhe e cresça,não importa os custos ou a cagada que ele faça.E quando vc vem aqui falar ainda ees vem dizer que nós gostamos de falar mal do Lula,pra mim hoje a solução seria a Marina Silva…Eles fariam um grande bem para o Brasil se pegassem esse presidente deles e caissem fora,ja encheram o saco deram prejuizos demais,mas não me venham com esse Serra,esse tambem é Neo-liberal,´vem com a mesma conversa de FHC E do Lula….

  9. Luiz Fernando disse:

    Como tudo que PT faz,o filme não poderia fugir a regra,tambem é ruim.O sus é ruim,segurança ruim,educação ruim,sálário ruim,distribuição de rendas ruim,corrupção,visão do governo ruim,desperdicio de verbas,divida interna ruim,desenvolvimento de tecnologia ruim. Ao invés de dar educação a altura para o povo (faculdades tornar acessivel a todos,bolsa para todos),ficou dando dinheiro facil,sem ensinar ou dar codição para a pessoa sobreviver sozinha sem essa ajuda, Perdeu a grande oportunidade com a unanimidade que tinha,de transformar a educação no Brasil(faculdades para todos)Pensa mt pequeno quando se trata de programas sociais,só alcança os totalmente miseráveis que não tem pespectivas na vida. A classe média que sonha com a faculdade,esses estão excluidos,não receberam nenhum tipo de beneficio,ou paga muito caro para estudar ou desiste do sonho,a grande maioria desiste por não conseguir pagar e não conseguir bolsa Os seus ministros estão cegos,agora para essa politica internacional(Lula “o cara”)ele entrega até a alma,sem falar na fortuna para ajudar outros países.Me da uma dor quando vou fazer uma consulta no Sus,e me dizem que não tem médico,ou quando eu vejo jovens desistindo de faculdades porque não puderam pagar,e dai eu vejo milhões sendo desviados para outros países Me perdoem mas eu peguei nojo desse PT e desse Lula,os lulista torcem pelo Lula como se ele fosse um time de futebol,apenas querem que ele ganhe e cresça,não importa os custos ou a cagada que ele faça.E quando vc vem aqui falar ainda ees vem dizer que nós gostamos de falar mal do Lula,pra mim hoje a solução seria a Marina Silva…Eles fariam um grande bem para o Brasil se pegassem esse presidente deles e caissem fora,ja encheram o saco deram prejuizos demais,mas não me venham com esse Serra,esse tambem é Neo-liberal,´vem com a mesma conversa de FHC E do Lula….

  10. Onesimo Stafuzza disse:

    As pessoas querem falar mal do Lula e não olham para sua propria história. Já nos perguntamos o que precisamos melhorar na vida? Já nos pergfuntamos se somos éticos? Só pode cobrar ética e acerto nas decisões quem é ético e quem não comete erro.
    Para mim Lula tem uma história bonita.
    Gostaria que como político tivesse agido mais para as classes menos favorecidas econômicamente. Porém de todos os presidentes que estiveram no poder ninguem se preocupou tanto em querer acabar com a pobreza.
    Não gosto do seu modo populista. Foi a arma que resolveu jogar para se manter no poder.
    Não posso deixar de reconhecer que um cara quase analfabeto ajudou a projetar o Brasil no cenário internacional.
    As pessoas que falam tão mal deles devem ser aqueles de pensamento burguês. Aqueles que querem manter o mundo tal qual é: “rico é rico e pobre é pobre”. Esse é o pensamento liberal: “Queremos um estado mínimo pois o mercado, o capitalismo se auto-regula” Então assistimos a exploração daqueles que dominam pelo capital financeiro e pelo intelectual que já adquiriram.

  11. Onesimo Stafuzza disse:

    Vejo que as criticas ao filme não são isentas de política partidaria, assim como o filme não o foi.
    Agora vou buscar o filme na locadora. A locadora que boicotar o filme, a boicotarei como cliente.

  12. ademir cunha disse:

    o filme e realmente muito bom esquecam as criticas pois a maioria das criticas foram feitas por pessoas que nao sabem o que e vida dura; mas quem sabe o que e passar fome e sentir tanta miseria vai se emocionar e se identificar muito pois e a realidade da maioria do povo brasileiro e e isso ai vale a pena ver o tal ; e antes de criticar respeitem o verdadeiro povo que faz este pais ta maravilhoso o povaoooooooooooo

  13. I am really loving the theme/design of your blog. Do you ever run into any internet browser compatibility problems? A handful of my blog readers have complained about my website not working correctly in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any ideas to help fix this issue?

  14. João Cirino Gomes disse:

    O FALSO MILAGRE DE LULA.

    Uma análise ponderada, muito bem explicada pelo Economista Waldir Serafim.

    SAIBA O QUE LULA FEZ DE 2002 A 2010 COM A “DÍVIDA INTERNA/EXTERNA” DO BRASIL

    Você ouve falar em DÍVIDA EXTERNA e DÍVIDA INTERNA em jornais e TV e não entende direito vamos explicar a seguir:

    DÍVIDA EXTERNA
    É uma dívida com os Bancos, Mundial, o FMI e outras
    Instituições, no exterior em moeda externa.

    DÍVIDA INTERNA
    É uma dívida com Bancos em R$ (moeda nacional) no país.
    Então, quando LULA assumiu o Brasil, em 2002, devíamos:
    Dívida externa 212 Bilhões
    Dívida interna 640 Bilhões
    Total da dívida 851 Bilhões

    Em 2007 Lula disse que tinha pago a dívida externa. E é verdade, só que ele não explicou que, para pagar a dívida
    externa, ele aumentou a dívida interna:

    Em 2007 no governo Lula:
    Dívida Externa 0 Bilhões
    Dívida Interna 1.400 Trilhão
    Total da dívida 1.400 Trilhão
    ou seja, a Dívida Externa foi paga, mas a dívida interna quase dobrou.
    Agora, em 2010, você pode perceber que não se vê mais na TV e em jornais algo dito que seja convincente sobre a Dívida Externa quitada. Sabe por que? É que ela voltou…

    Em 2010 no governo Lula:
    Dívida externa 240 Bilhões
    Dívida interna 1.650 Trilhão
    Total da dívida 1.890 Trilhão

    ou seja, no governo LULA, a dívida do Brasil aumentou em 1 Trilhão!!! Daí é que vem o dinheiro que o Lula está gastando no PAC, bolsa família, bolsa educação, bolsa faculdade, bolsa cultura, bolsa para presos, dentre outras mais bolsas… e de onde tirou 30 milhões de brasileiros da pobreza !!! E não é com dinheiro do crescimento, mas sim, com dinheiro de
    ENDIVIDAMENTO.

    Compreenderam? Ou ainda acham que Lula é mágico? Ou que FHC deixou um caminhão de dólares para Lula gastar? Quer mais detalhes, sobre dívida interna e externa do Brasil?
    acesse o site:
    http://www.sonoticias.com.br/opiniao/2/100677/divida-interna-perigo-a-vista

    Os brasileiros, vão pagar muito caro pela atitude perdulária do governo Lulla, que não está conseguindo pagar os juros dessa
    “Dívida trilhardária” tendo que engolir um “spread”(txa. juros)
    muito caro para refinanciar os “papagaios”, sem deixar nenhum benefício para o povo, mas apenas DÍVIDAS A PAGAR
    por todos os brasileiros, que pagam seus impostos…!!! A pergunta que não quer calar é: Dilma vai continuar esta gastança?

    REPASSE PELO BEM DO PAÍS
    !!! ACORDA BRASIL !!!
    Para maiores esclarecimentos, leia artigo de Hélio Fernandes no site:
    http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=6379

    CADA cidadão brasileiro tem uma dívida, feita pelo Lula, de quase 1.0 MILHÃO DE REAIS.

    Entenderam por que querem ressuscitar a CPMF?

  15. I just like the valuable info you provide in your articles. I will bookmark your weblog and take a look at again right here frequently. I am slightly certain I’ll be told a lot of new stuff right right here! Best of luck for the next! Felisa Pokorny http://raidersofthelostark6864.soup.io Felisa Pokorny

  16. Ethelbert disse:

    le-boin-coin always

  17. An attention-grabbing dialogue is worth a comment. I believe that it is best to write extra on this matter, it might not be a taboo subject however usually individuals are not brave enough to talk on such topics. To the next. Cheers

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo