Publicidade

Publicidade
18/01/2010 - 07:53

Globo de Ouro foi populista, porém honesto

Compartilhe: Twitter

Num ano em que não havia francos favoritos na maioria das categorias cinematográficas do Globo de Ouro, os membros da Associação dos Correspondentes Estrangeiros em Hollywood tiveram um critério bem claro em seus votos: eles decidiram premiar as grandes bilheterias, os filmes e atores mais queridos do públicos.

A prova mais evidente foram os prêmios de melhor filme dramético e melhor diretor para “Avatar” e James Cameron. A premiação pode ser vista não como um reconhecimento ao trabalho de melhor qualidade, e sim como um tributo à segunda maior bilheteria da história, ao diretor também responsável pela primeira (“Titatic”) e a um salto de qualidade tecnológica no 3-D – tecnologia vista como a salvação da indústria do cinema.

O prêmio de melhor filme cômico/musical foi para “Se Beber, Não Case”, filme de orçamento mediano, com atores não muito conhecidos, mas que foi um surpreendente sucesso de bilheteria. Para ser justo, é preciso dizer também que foi uma premiação acertada, para uma excelente comédia subestimada pela maior parte da crítica.

Nas categorias de interpretação, também foram priorizados profissionais que funcionam como chamariz de bilheteria. Sandra Bullock levou o de melhor atriz dramática por “The Blind Side”, e Meryl Streep, o de atriz cômica por “Julie & Julia”. E até nos telefilmes premiou-se uma queridinha do público, Drew Barrymore por “Grey Gardens”. Entre os homens, a Associação premiou a reinvenção de Robert Downey Jr., de viciado em drogas e astro de ação, por seu trabalho cômico em Sherlock Holmes. A exceção ficou por conta do prêmio de melhor ator dramático ao cultuado Jeff Bridges na pequena produção “Crazy Heart”.

Os outros prêmios de cinema da noite foram pulverizados entre filmes que saíram do Globo de Ouro menor do que entraram para as futuras premiações. Melhor roteiro para “Amor Sem Escalas”, melhor animação para “Up – Altas Aventuras”, melhor ator coadjuvante para o genial Christopher Waltz de “Bastardos Inglórios” (filme mais injustiçado da noite), melhor atriz coadjuvante para Mo-nique por “Precious”, melhor filme estrangeiro para “A Fita Branca” e assim por diante.

No balanço final, pode-se dizer que o Globo de Ouro deste ano foi uma premiação populista, porém honesta. Em vez de fazerem pose de defensores da sétima arte, como os integrantes da Academia do Oscar, os membros da Associação dos Correspondentes Estrangeiros reconheceram os filmes e atores que fazem a roda do dinheiro girar em Hollywood – ou seja, justamente aqueles capazes de manter seus empregos.

No começo da festa, o tom geral dos discursos foi de uma certa culpa pela comemoração em meio a uma tragédia como a do Haiti. Mas ao longo da noite a moral da história foi mudando para a auto-celebração. O auge foi a última fala, a de James Cameron ao receber o prêmio de melhor filme. Nós pertencemos à indústria do entretenimento. Nós temos o melhor emprego do mundo. Nós somos privilegiados.

Faltou apenas dizer: nenhuma tragédia tem o direito de se meter no caminho da nossa festa, nenhuma crise pode tirar o nosso emprego. O show tem que continuar. Agora a dúvida é se o Oscar se permitirá ser tão honesto.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

19 comentários para “Globo de Ouro foi populista, porém honesto”

  1. Claudio disse:

    Caro Ricardo,

    Concordo quando você acha a postura do globo de ouro mais honesta, porém, sinto um tom de critica ao chamar isso de “populismo”… Os “defensores do cinema”, os “´críticos da setima arte” e os intelectualoides em geral são incapazes de simplesmente dizer que um filme que o “povo” gostou é bom. Mesmo você comete esse deslize ao dizer que “a premiação pode ser vista não como o reconhecimento ao trabalho de melhor qualidade”… Ou seja, Avatar não foi o filme de melhor qualidade? Vamos parar com isso… Essa sanha pseudo-intelectual de que filme bom não pode ter efeito especial, não pode ter ação e não pode ter fantasia tem um caráter excludente, preconceituoso e elitista… É quase como dizer que filme bom tem que ser ruim. É como dizer que temos que comer apenas salada e ser felizes, é feio comer carne e dar risada… Cansei disso… Avatar é um filme excelente, bom roteiro, boa história, bons efeitos (por que não?) e excelentes cenários, de tirar o folego até… Muito melhor do que muito filme que já ganhou o Oscar… Quando será o dia que vocês conseguirão simplesmente aceitar que um filme que deu bilheteria é bom e pronto….

    • eloisa disse:

      Concordo plenamente com o comentario do Claudio. Não podemos subestimar a opiniao pública com relação aos filmes que dão bilheteria assombrosa. Geralmente, eles são bons e atingem o objetivo principal da sétima arte: entretenimento. O recado pode ser dado, a mensagem subliminar pode ser passada, como Chaplin soube fazer. Não fiquemos com a opinião elitista de que filme sem bilheteria é injustiçado. Com algumas exceções, filme bom é assistido e pronto. Filme ruim não passa pelo crivo do espectador, não atinge a alma, não fascina, não encanta, não assusta, não faz sorrir…
      Agora, que a indústria cinematográfica precisa de uma chacoalhada, precisa.

    • fábio disse:

      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………………………………………………………………
      ………………………………….MATÔ A PÁU,….em,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………..Claudião…!
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………….Eu ainda não assistí ,
      ……………………………………..” AVATAR”
      ……………………………………………e
      ………………………….confésso que estou de,
      …………………………………..SACO CHEIO
      ……………………………………….de ver,
      ……………………..”.CONSPUTAÇÃO GRÁFICA”
      ………………………querendo “tomar “o “lugar”
      ………………………………………….de,
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………………………” SERUMÃNO”.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………..Prá mim,
      …………………….os únicos que conseguiram
      …………………….fazer da computação gráfica
      ……………………………………um mundo
      ……………………………. LEGAL de FANTASIA,
      …………………………………………foi a,
      ………………………………………PIXXAR.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………..O résto fica,….. tentãndo,….tentãndo e tentãndo.
      ……………………………………………………………………………………………….
      …………………………………..Agóra éssa de,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………….” FILME bom tem que SER RUÍM…..”
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………FOI,….. 10….!
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………ahahahahahahahahaahahahahahahahaa,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………..Você sintetizou a mentalidade DOENTIA
      ……………………………………………..dos,
      ………………………….”cinéfilos” intelectualóides
      ………………………………..que passam a vida,
      …………………………………………..falando:
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………” é pur que u felini,…..ú pasolini,…..ú,…mussolini,”
      ……………………………………………………………………………………………….
      …………………………..como sê os filmes desses
      …………………………………………. IMBECÍS
      ………………………………fôssem a essência da,
      ……………………………………… “sétima arte”.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………….Valeu pelo coment,….PARABÉNS..!
      ………………………………………………………………………………………………..

    • João P. Sembrasso disse:

      … Olá Claudio; sua opinião sintetizou o que eu penso… Mas assisti AVATAR, mega-sucesso de bilheteria, e achei bem chatinho, longe de ser criativo, abusando dos “chavões” de outros filmes…

  2. João P. Sembrasso disse:

    … Oi Calil; achei esse tal de AVATAR apenas um filminho “mais ou menos”, quase um “saquinho”… E eu gosto de efeito especial. Mas, também concordo que é muito difícil agradar a todos…

  3. Diógenes disse:

    Concordo com sua opinião no quesito de como a academia resolver premiar, mas deixar de lado de dar o prêmio para melhor diretor e melhor roteiro para Tarantino, que era obrigação eles não fizeram. O filme é o melhor do século e merecia até o prêmio de melhor filme, mas eu aceitaria caso o filme não ganhasse essa categoria, mas diretor e roteiro tinham que ser do Tarantino e seu brilhante filme Bastardos Inglórios.

    Piada do ano: Premiação do Robert Downey Jr., que é um excelente ator, mas seus “adversários” eram melhores. A surpresa ficou com a vitória de Glee para melhor série cômica e finalmente premiaram Michael C. Hall. Merecidamente .

    • Lilyan disse:

      Graças 30 rock não levou este ano, gostei de Glee ter sido premiada!

  4. Fábio Carmo disse:

    Vou discordar de alguns leitores acima. Arte não é entretenimento, arte deve expressar uma visão de mundo: seja do mundo externo ou de se mundo interior. Existem ótimos filmes que alcançam grandes bilheterias? Sim. Existem péssimos filmes que alcançam grandes bilheterias? Também sim. “Avatar” é um bom filme, mas, só a título de exemplo e ficando no mesmo diretor: “Titanic” é um filme bem superior a ele. Em 1997, Titatic foi mesmo o melhor filme. Se Avatar levar este ano será injusto, já que o melhor filme do ano, na minha opinião, foi “Bastardos Inglórios”.

    • fábio disse:

      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………………………………………………………………
      ………………………………….Fábio Carmo..!
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………….Qual o problema da,..” ARTE”,….. se éla
      ……………………………..expressar um visão de
      ………………………………………MUNDO
      ……………………………………………..e
      …………………………………for entretenimento,
      …………………………………….AO MESMO
      ………………………………………… tempo..??!
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………………………………….Como fêz o
      …………………………………ÚNICO e GRANDE
      …………………………………………. méstre
      ……………………………………….do CINEMA,
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………………………………..Charlie Chaplin..!
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………………………………..Por que ser,
      ………………………………………………………………
      ……………………………………………..” ARTE” ,
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………………………tem que necessáriamente
      ………………………………………………ser um,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………..PÉ,…… no,…… SACO.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………Como os,…. “filmi” ,…..do,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………Bérgman,………..fellini,………..pasolini,
      …………………………………………………..e
      ………………………………………………outros,
      ………………………………………….”.GRÁUBIS”,
      ……………………………………………. da vida….??!!!
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………………………………………………………………
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………..ps:….. estou usando a,..” comédia”,…como parãmetro
      ……………………………………………….de
      …………………………………. “entretenimento”,
      …………………………………mas os outros estilos,
      …………………………”drama”,.”.policial”, “suspence”
      …………………………………………….enfim,
      …………………………………também estão dentro
      …………………………………………..da minha,
      ……………………………………………. “tése”.

  5. L.E.O.H disse:

    hehehehe

    Tambem não achei avatar tudo isso não hauhaua

    prefiroooooooooo terrorrrrrrrrrrr

    COmo por exemplooooo : JOGOS MORTAIS I. II , III, IV, V EO VI

    FORÃO SENSACIONAIS..MINHA PREFERENCIAAAA

    DEVERIA TER GANHADO ALGUM OSCAR TBM HEHEHE

    ABSSS

    GOSTE NÃO SE DISCUTE HEHEHEHE

    SE BEBER NÃO CASE É PERFEITO TBM E BASTARDOS INGLORIOS AINDA NAUM VI MAIS DEVE SER OTIMO FUXXX

  6. Ricardo disse:

    Quer dizer que, se deu boa bilheteria, então o filme é bom e passou pelo “crivo” do público?!?! A propaganda não tem nenhum mérito nisso??? Não concordo, de jeito nenhum… já aconteceu de filmes horrorosos serem premiados pela academia, mas opinião popular não é comprovante de qualidade. Avatar é um bom filme, com bons efeitos, boa trama, elenco equilibrado e até uma boa dose de ação, mas o roteiro é limitado e sem esses elementos ficamos com a lição de moral que outros filmes já tentaram passar. O que acontece é que ele bombardeou comercial em todos os cantos, e atraiu um excelente público. Agora, alguns esquecem que a essência do cinema atual passou por Felini (Mussolini??????) e tantos outros, clássicos, no real teor da palavra. Considerando o próprio exemplo dado, do Tarantino, vai me dizer que James Cameron é melhor do que Quentin Tarantino? Só que um dirigiu bons blockbusters, enquanto o outro buscava diferenciar com o seu trabalho. Mais propaganda… mais público… mas sem alterar a qualidade do produto…

    • fábio disse:

      …………………………………………………………………………………………………
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………….NÃO,….”quiriddo”..!
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………..Ninguém disse que só por que fêz um,
      …………………………………….”PUTA”
      ……………………………SHUCHÉSSHUUU,
      ………………………………quér dizer que a,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………”ÓBRA”,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………….. é,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………….. BOA.
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………Mãns,
      …………………………………….. também,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………..não quer dizer,…
      ………………………………………. que
      ………………………………..só por que foi um,
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………………………INSHUCHÉSSHU,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………………éla
      ……………………………………………..é,
      …………………………………………. BOA,
      ……………………………………….também.
      ……………………………………………………………………………………………….
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………….Claro que a,..indústria do cinema
      ………………..usa a “popagrãnda” prá atrair público.
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………………Éla quer a grana de VÓLTA,…óra?
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………..Agóra,
      ………………………………..só por que tem,
      ………………………………………………………………
      …………………………diretor/roteirista/atores
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………….lutando prá fazer
      ………………………………………CINEMA,
      …………………………………………fóra
      ……………………………………da indústria,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………..com uma PUTA dificuldade,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………..isso NÃO é QUESÍTO prá que o filme
      …………………………………………saia,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………….. BOM.
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………………………………………………………………………………………
      ………………Pois na maioria das vezes é uma,….. dróga.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………..Respeitando o processo e a dificuldade que
      ……………………………….os caras tivéram.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………………………………………………………………..
      …….Agóra você vir falar que a,…” essência” do cinema atual
      …………………………………passou por,
      ……………………………………..fellini….???!
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………..É,……PASSOU LONGE,….isso,…… sim.
      …………………………………………………………………………………………………
      …………Coloque em 2 salas de cinema uma ao lado da
      ………………………………………..OUTRA,
      ……………………………..os seguintes filmes:
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………..” TEMPOS MODERNOS”
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………………….e
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………” SATIRICON”.
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………..Sem fazer alarde em mídia e nada,
      ……………………………………..só os cartazes.
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………………….E você vai ver onde está a,
      ………………………………………. “essência”
      ………………………………………..do cinema,
      ………………………………………… “ATUAL”.
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………………………………………………………………

  7. Lilyan disse:

    Gostei da festa, mas achei o Tarantino muito injustiçado, há tempos que ele merece ser premiado.

  8. Kamila disse:

    Honesto??? A tentativa dessas premiações é copiar, tentar prever o que o Oscar irá fazer…. Foi uma noite sem surpresas, mas que sela muita coisa pro Oscar em si. Mo’Nique, Christoph Waltz, Jeff Bridges, o roteiro de “Up in the Air” já estão com as estatuetas nas mãos. Agora, ficamos com as brigas indefinidas para Melhor Filme, Diretor e Atriz.

  9. Marcos V. disse:

    Francamente, Bastardos inglórios perder para Avatar… é o fm da picada. Avatar tem um enredo convencional, deixa a sensação “já vi isso antes”. O seu mérito é puramente a tecnologia avançada.. e só.

  10. […] Globo de Ouro foi populista, porém honesto […]

  11. Antonio Carlos disse:

    Avatar é sem dúvida o melhor filme de todos os tempos;trata-se de uma revolução tecnológica na industria cinematográfica, sendo que filmes produzidos por George Lucas como guerra nas estrelas passam a ser filmes a serem exibidos nas sessões da tarde por esse mundo afora, apesar de todo o talento desse diretor, tamanha a diferença de tecnologia utilizada; outra coisa Calil é quanto a bilheteria que você como crítico ja deveria ter percebido que vai ultrapassar Titanic com muita folga, pois pelos últimos números com um mês de exibição já esta por volta de um bilhão e seiscentos milhões de dolares arrecadados.
    Outra vantagem para os amantes do cinema é que após Avatar todas as produções deverão ter o seu nível aumentado pois a lição de como se faz cinema já foi dada.

  12. Maurício disse:

    acho q o tarantino naum precisa de premios pra saber q é geinal… entaum de os premios para os q precisam… achei lindo a Bullock ganhar um premio, fazia tempo q ela merecia, tomara q ela ganhe o oscar, daí ficará faltando a drew barrymore, a christina ricci, cameron diaz e a meg ryan das minhas atrizes preferidas ganherem um oscar, jah ganharam nicole kidman, kate winslet e whopi goldberg.

    • fábio disse:

      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………Então,…fala isso pro,…. Tarantino….!
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………..”.Que ele não precisa de prêmio”.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………………………………………………………………….

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo