Publicidade

Publicidade
02/02/2010 - 12:29

Oscar terá guerra conjugal nas principais categorias

Compartilhe: Twitter

Embora as indicações ao Oscar 2010 tenham sido distribuídas democraticamente entre diversas produções, tudo leva a crer que a disputa principal da premiação de melhor filme e cineasta se dará entre dois concorrentes: “Avatar” e “Guerra ao Terror” (justamente aqueles que tiveram o maior número de indicações). Será quase uma guerra conjugal, já que James Cameron, diretor do primeiro, foi marido de Kathryn Bigelow, diretora do segundo.

Nessa briga, “Avatar” entra com o peso dos recordes de bilheteria, da vitória no Globo de Ouro e da afirmação do 3-D como caminho possível para o futuro do cinema. Já “Guerra ao Terror” vem com o aval da crítica, com o charme de se tornar o primeiro Oscar de melhor filme dirigido por uma mulher e com a eterna desconfiança da Academia de Hollywood em relação aos blockbusters.

No saldo geral, “Avatar” deve se tornar o filme com maior número de estatuetas, graças principalmente às categorias técnicas. De resto, deve haver uma pulverização dos outros prêmios, principalmente por conta das categorias de interpretação.

“Crazy Heart” deve dar o prêmio de melhor ator a Jeff Bridges, “Um Sonho Possível” pode garantir um de melhor atriz para Sandra Bullock, Christopher Waltz leva é barbada como ator coadjuvante por “Bastardos Inglórios”, e Mo’Nique entra com alguma vantagem para atriz coadjuvante por “Precious”. Na divisão, talvez ainda sobre alguma estatueta para “Amor sem Escalas” por melhor roteiro.

Alguns comentários adicionais:

– A decisão de ter 10 candidatos a melhor filme me parece totalmente dispersiva.

– Na categoria de filme estrangeiro, há dois representantes sul-americanos, o argentino “O Segredo dos seus Olhos” e o peruano “A Teta Assustada”. O cinema brasileiro, que tem aquela velha obsessão com o Oscar, vai ter que assistir da arquibancada. Mas o prêmio deve ir mesmo para “A Fita Branca”, do austríaco Michael Haneke.

– Se eu fosse eleitor da academia, “Bastardos Inglórios” seria o melhor filme e Quentin Tarantino, o melhor diretor e roteirista.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

15 comentários para “Oscar terá guerra conjugal nas principais categorias”

  1. Mac disse:

    Já seriam dois votos para Quentin e Bastardos

  2. Thiago Pellegrini disse:

    Vai acontecer de novo, igual ao Titanic. O Cameron leva diretor e filme. Porém na hora de atores e roteiro, ele fica de mãos abanado. É o retrato do cinema comercial, o cara é tido como um gênio fez os dois filmes mais vistos do planeta e não consegue escrever um roteiro para quem tem mais de 2 neurônios na cabeça. Que o Tarantino não desita de fazer cinema, pois infelizmente não ganha nada, só coadjuvante

  3. fábio disse:

    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………É,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………….”sí..”,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………”.você fôsse”,
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………”eleitor da academia….”.
    ……………………………………………………………………………………………….
    ……………..Como você não,……..É,…..vai ficar na arquibancada
    ………………………………………….também.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………..Intão,….tãnto cineastas, quanto os críticos brasileiros
    …………………………………………….esTÃO,
    ……………………………………………….fóra.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………….O melhór agóra,
    …………………………………..é sê conformar e ir
    …………………………………………………no,
    ……………………………….”blóg” da “vívi mascaro” ,
    …………………………………………. tirar sarro
    …………………………….da “rôpa” das celebridades,
    ………………………………………………….no
    ……………………………………….tapete vermelho.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..

  4. Fábio Carmo disse:

    Calil, meu voto também seria o mesmo que o seu nas categorias que mecionou.

  5. Paula disse:

    Se eu fosse da academia, também premiava o Tarantino! E nem vi os outros concorrentes. hehehhe….

  6. CINECLUBE01 disse:

    Poxa, adorei o seu blog cara. Quer fazer uma parceria? meu blog é sobre cinema, dá uma olhada depois:

    http://cineclube01.blogspot.com/

    Se topar manda um comentário dizendo que aceita a proposta. Abrs!

  7. Concordo com vc, Calil. Quentin Tarantino teria meu voto.

    James Cameron é diretor de distribuidora e o pessoal engole as massivas propagandas dos filmes dele, como Titanic e Avatar. O Oscar é péssimo.

  8. Kamila disse:

    Calil, “Avatar” vai predominar nas categorias técnicas, porém “The Hurt Locker” vai dominar nas principais! O fato do filme da Bigelow ter sido indicado para Melhor Roteiro Original e “Avatar” ter ficado de fora dá a total vantagem para que “The Hurt Locker” ganhe o prêmio mais importante da noite.

  9. França disse:

    Avatar, Avatar levantará o melhor prêmio!!! isso aí tá com
    tudooo e não abro Avacar ***abarcar atigir***

  10. Camille disse:

    o filme de bigelow é muito bom; enche um pouco o saco ter esse ranço de que ‘é uma mulher quem dirigiu’ ou ‘o filme é de uma mulher’; é inevitável, é verdade, a mídia colocar esse rótulo à frente de seu filme; mas como infelizmente a mulherada ainda se contenta a assumir papéis tradicionais na indústria e tb enfrenta muito machismo e tal a gente entende e aguenta; mas que enche o saco, enche ‘ah, é uma mulher…’ vejam os filmes e opinem; tarantino é sempre bom; qto a avatar, o mundo ainda é acéfalo, afinal qtas pessoas lêem jornal nesse planeta? nesse mundo, é claro que cameron é rei; acho-o muito mais empreendedor do que artista – longe disso; abçs

  11. Camille disse:

    o filme de bigelow é muito bom; enche um pouco o saco ter esse ranço de que ‘é uma mulher quem dirigiu’ ou ‘o filme é de uma mulher’; é inevitável, é verdade, a mídia colocar esse rótulo à frente de seu filme; como infelizmente a mulherada ainda se contenta a assumir papéis tradicionais na indústria e tb enfrenta muito machismo e tal a gente entende e aguenta; mas que enche o saco, enche ‘ah, é uma mulher…’ vejam os filmes e opinem; tarantino é sempre bom; qto a avatar, o mundo ainda é acéfalo, afinal qtas pessoas lêem jornal nesse planeta? nesse mundo, é claro que cameron é rei; acho-o muito mais empreendedor do que artista – longe disso; abçs

  12. Juca disse:

    Avatar é ruim de doer….é um novo Matrix….Criou uma nova forma de efeitos especiais, como o Matrix….Daqui a pouquinho tem zilhões de filmes utilizando os mesmos efeitos e abusando das cores berrantes exatamente como o Avatar…O filme proporciona uns minutinhos de divarsão e só…E infelizmente parece que vai ter continuação…Espero qua não tenhamos que atuarar o Avatar 6,7,8, Reloaded, Revolutios,33 e 1/2…etc …etc… etc…

  13. J.P. disse:

    Avatar é um ótimo filme. Começa pelo protagonista do filme que é um parapregico (bela sacada do diretor). Desde o Senhor dos Aneis, eu não assisto nada tão legal e envolvente (principalmente em 3D). Afinal de contas, cinema é para distrair e para divertir. Pois, um mundo que já nos proporciona violencia gratuita de todoas as formas. Bastardos Ingrorios vem mostrar o que já sabemos. Ficção é Avatar. Embora tenha umas mensagens inrustidas (outra bela sacada do diretor). Mudando de assunto, George Clooney é o melhor dos ultimos anos, é bom ver alguém bem sucessido fazendo o que gosta. Seu personagem em Amor sem Escala parece transparecer a tela do cinema, sensacional. Mas, o Oscar sempre vai para personagens alcoolatras, doentes terminais, psicopatas, terroristas, canibais, serial Killers, doentes psiquiatricos etc. Um retrato dos artistas que gostamos (alcoolatras e drogados). Como se fosse díficil ser eles mesmos na tela. Agora, porque não premiar o bom moço, dando bons exemplos para esta sociedade. Esta claro que:” interpretar o bom moço é muito mais díficil que interpretar o cara mal”. É ser mal é ser premiado nesta sociedade as avesas. Uma pena.

  14. Terence disse:

    Tô contigo em relação aos Bastardos, pena que eles são inglórios (ic!)

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo