Publicidade

Publicidade
12/03/2010 - 22:49

Por que Robert Pattinson não é o novo James Dean

Compartilhe: Twitter

Por obrigação profissional, eu tive que assistir recentemente a três filmes estrelados por Robert Pattinson: o primeiro episódio da série “Crepúsculo”, o independente “Uma Vida sem Regras” e “Lembranças”, que estreou no Brasil nesta sexta-feira.

Depois de ver este último filme, acho que eu finalmente saquei Pattinson, acho que entendi um pouco do fanatismo de milhões de adolescentes do mundo todo em torno do ator britânico.

Ele pertence àquela linhagem do James Dean, do jovem sensível e perturbado, com olhos lacrimosos e feições delicadas, além de socialmente desajustado. Nesse grupo, a fragilidade física e até de interpretação acaba ajudando a compor uma persona cinematográfica. Não apenas isso: ajuda também aquela velha fantasia feminina de curar as feridas emocionais e sociais do rapaz.

Não quero entrar no mérito do talento: o mito de Dean é maior que seu talento; Pattinson – que já declarou ter se inspirado em Dean para compor seu personagem em “Crepúsculo” – possivelmente não é tão ruim quanto nosso preconceito contra jovens galãs nos permite enxergar.

Mas há uma diferença evidente e fundamental entre os dois. Em sua breve carreira, Dean fez apenas três longas: “Juventude Transviada”, de Nicholas Ray, “Vidas Amargas”, de Elia Kazan, e “Assim Caminha a Humanidade”, de George Stevens. Os dois primeiros são obras-primas de mestres do cinema. O terceiro é um épico digno, ainda que grandiloqüente.

Já Pattinson teve que se virar até aqui, em seus papéis de protagonista, com filmes esquecíveis, dirigidos por cineastas medianos. Apesar de seu enorme sucesso, os episódios de “Crepúsculo” não têm muito a dizer para pessoas com mais de 16 anos (uma afirmação que provavelmente vai enfurecer fãs da série de todas as idades”). Só a presença de Pattinson como chamariz de bilheteria justifica a circulação de “Uma Vida sem Regras”. E “Lembranças” não passa de um telefilme para a tela grande.

Todos os filmes sabem se aproveitar da persona que Pattinson construiu, trabalham essa fantasia do jovem vulnerável e deslocado. Mas nenhum deles será lembrado por muito tempo.

O mito de Dean sobreviveu por duas razões básicas: sua morte precoce e o fato de ter protagonizado três filmes que cresceram ao longo dos anos. Como ninguém deseja que Pattinson tenha um fim trágico, temos que torcer agora para que ele estrela algum filme realmente bom, para que a histeria em torno do seu nome se justifique e perdure.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

68 comentários para “Por que Robert Pattinson não é o novo James Dean”

  1. Letícia disse:

    Impressionante, tem gente afirmando que você desejou a morte do Pattinson. Nossa, falta MUITO aulas de interpretação de texto pra essa gente.
    Boa resenha :)

    • Carmine disse:

      Letícia. Não é o autor que deseja a morte de Pattinson.É alguém que comentou e disse “…que ele morra logo…”
      Assim como James Dean, diz ele.Fabio é o nome do comentarista.Eu discordei da opinião dele nesse sentido. Porque desejar a morte de alguém? Certamente ele sabe.

  2. Natália disse:

    É mais um daqueles atores que tem que mostrar que não é só um rostinho bonito. Acredito muito em Pattinson. Ele já mostrou que tem charme, que é bonito….agora só falta mostrar o verdadeiro talento que ele realmente tem. Se ele pegar um personagem mais sério e digno, creio que ele vai quebrar os paradigmas. E James Dean até que foi grande…tinha talento tbm mas infelizmente morreu cedo (foi indicado a dois oscars póstumos depois mas não ganhou).

  3. Cris disse:

    Acho ele simpático, mas seu talento ainda esta muito verde para afirmarmos que ele é um bom ou um mal ator. A unica coisa que eu naum gostaria de ver era ele se acomodar em sua posição de superstar, pq ele tem que ralar e muito. Por isso gosto de ver gente como Dicaprio que alcançou a fama bem cedo mas que correu atras e apesar de alguns erros conseguiu aprender e atingir ótimas interpretações.

  4. Realmente concordo com o Kalil. O que o RPattinson fez até agora não diz nada a quem tenha mais de 16 anos ou tantos mais de neurônios. São coisas esquecíveis até a próxima onda. Tenho um blog que comenta músicas de filmes e comentei a mesma coisa: “a melhor coisa que eu posso dizer sobre Crespúsculo é que se trata de um filme adolescente. Ponto.”

  5. Carmine disse:

    Fabio, náo disse que você ia responder grosseiramente?
    É o seu estilo e a sua cara. Porque deseja a morte de alguém?Só porque o ator é bonito e tem futuro promissor?
    Quer que ele morra? Aí ele será o mito da geração .
    E você se importa.Se não tivesse assistido ao filme,não estaria dando a tua opinião, bem medíocre,por sinal.Aqui é para concordar ou não.E argumentar com inteligência.Ninguém deve ter a mesma opinião.Mesmo porque temos ainda a liberdade de expressâo no país.Mas opinar com sarcasmo como você,demonstra falta de preparo para lidar com com o outro. Quanto ao desrespeito às faculdades do país, mais uma ignorância
    sua.Tenho mestrado pela Usp,querido. E suas bobagens não me atingem. Sou jovem,sim,mas com responsabilidade. Voçê só sabe se expressar com ironia.Fala muito sobre “rodar a…”
    Pelo jeito com muito conhecimento sobre o assunto.Que pena!

    • fábio disse:

      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………..”..Carmine..”..!?
      ………………………………………………………..
      …………………………..Você é muito nóvinha.
      ……………………………………………………………..
      ……………Não confunda,…Ironia,…..com,……..grosseiria..!
      ………………………………………………………………………………………
      …………………………….Grosseiro é aquele que,
      ……………………………………………………………………………………………….
      ………XINGA,…….OFENDE,……. AGRIDE verbal e fisicamente.
      ……………………………………………………………………………………………….
      ……………….Ser,… ironico,…….cínico,…….tirar sarro,
      …………………………………..dar indirétas,
      ………………………………………………………………………………………………
      ………………………………………..enfim,
      ……………………………………………………………………………………………….
      …………………….faz parte da discussão em blógs.
      ……………………………………………………………………………………………….
      ……………………..Isso é parte do JOGO,..entende?!
      ………………………………………………………………………………………………
      ………………………….Nunca XINGUEI NINGUÉM,
      ……………………………………………..aqui,
      …………………………e quando cito algum PALAVRÃO,
      ………………………………..faço-o,…com abreviações
      ……………………………………..a alguma SITUAÇÃO
      ………………………………………. e não a pessoas.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………E é claro que NÃO desejo a,
      …………………………………………..MÓÓÓÓRTE
      ……………………………………..do Robert passon,
      …………………………………………..isso é uma,
      ……………………………………………provocação.
      …………………………………………………………………………………
      ………………Você não póde levar tudo ao pé da LETRA,
      …………………………………………….assim.
      ……………………………………………………………………………………………….
      ……………………………………A minha crítica,
      ……………………vai prá essa “geração MALHAÇÃO”
      …………..seja ela,…….global,……….ou,…….. hollywoodial….!!!
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………….A mórte no caso do Patisson,
      ……………………………………seria ele sumir
      ……………………………………………..lógo,
      …………………….do cenário da imprensa tablóidiana.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………Quanto a,….. “girar a bolsinha”
      …………………………………é outra provocação,
      ……………………………como você NÃO é dessas,
      ………………………..não tem que se ofender,………..ok?!
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………Então,….podemos discutir e nôs provocar,
      …………………………………………e no final,
      …………………………..ficarmos,………………”. Di BEM”.
      ……………………………………………………………………………………………….
      …………………………………………..Tá bom…?
      ……………………………………………………………………………………………….
      ………………..Intão,…………….dá,…. o,…. dedinho,…..aqui.
      ……………………………………………………………………………………………….

  6. Carmine disse:

    Outros atores que seguiram os passos, ou melhor, o estilo de James Dean: Di Caprio, Johnny Deep,o saudoso Edger, de Brookeback Mountain e o mais recente talento de Hollywood, James Mcavoy.Brad Pitt no comecinho da carreira, no filme Telma&Luize,mostrando traços de rebeldia do estilo Dean.E também no filme ‘Sete dias no Tibete” Mas foi mudando o estilo através do tempo.Como Pattinson tem talento e o estilo inconfundível de J.D.,mesmo seu filme não sendo tão bom como o anunciado, podemos concluir ou desejar que ele consiga o mesmo prestígio de todos esses outros atores que gostam e representam o estilo Dean.Pessoalmente,tenho quase certeza de que ele conseguirá.O Oscar já sabemos que não é tão sério nem importante, senão Di Caprio teria ganho, pelo menos,tres.Temos muita decepção com este prêmio.Mas algumas alegrias também. Às vezes a Academia acerta.No Brasil o estilo Dean podemos sentir nas representações de Selton Mello e Caio Blatt, principalmente.Na minha opinião, porque sou consciente de que pode-se haver concordâncias ou não.Gosto da liberdade de me expressar, e saber que o outro tem o mesmo direito. Mas conscientemente, sem tomar a ofensa como estilo de expressão. E lá vamos nós,Brasileiros, jovens ou não, sem preconceitos,conscientes e responsáveis opinando e criticando sobre tudo,inclusive o aspecto político,social e cultural desse lindo país,Brasil.Avante! (Lembrou-me “Avatar”).
    Esse filme tem uma mensagem muiro boa!Assista, se não assistiu ainda. Em 3D fica demais.

  7. Juliana Góis disse:

    Concordo!Robert e nenhum outro ator será o novo James Dean.
    Pois ele era único o resto é modinha passageira.
    E tenho dito.

  8. […] acho que eu finalmente saquei Pattinson, acho que entendi um pouco do fanatismo de milhões . Continuar a Ler » « Rainha má de ‘A bela adormecida’ será protagonista de novo filme É […]

  9. lissndro veigas disse:

    -todo mundo temo uma fonte,de quem nos espiramos,que pattinson. èu unico ,actor que tem ,feiçôes de jame dean tem,mais qui niguem,e comparodo com niguem..!!!

  10. Juh* disse:

    não acho que ele seja o Novo James Dean,cada pessoa é deiferente,e tenho certeza que ele conseguirá contruir uma carreira de anos..
    Agora a situação que ele está passando realmente foi a situação que os melhores atores da atualidade passaram.
    JOHNNY DEPP todos o criticavam,ele sempre fez muito sucesso por ser muito bonito e por ser o sonho das garotas,e ele é um dos melhores hoje(é por isso que ele diz que odeia Hollywood,pq vendiam a imagem dele igual cachorro quente). E vocês acham que a mesma coisa não acontece com ele? a Produtora da saga crepusculo(Summit) é uma marqueteira de primeira…
    Só acho que desejar a morte de um ator (ou seja,uma pessoa que provavelmente esse ”cara aí”não conhece) é meio…estranho … :P
    Ah Ricardo,eu descordo sobre a sua linha de raciocinio quando vc disse que as fãs não ultrapassam os 16 anos ,eu tenho essa idade,mas a maioria das fãs que eu conheço são maiores de idade, e muitas vezes mesmo,casadissimas….Eu tenho um Fã clube e a maioria tem entre 16 e 25 anos…
    As garotas que cuidam deses fãs sites são adultas.As pessoas veem de fora e acham que nós só gostamos do livro(filme) pq o ”Edward é perfeito ou o Jacob é gostoso” (rsrsrs) mas isso é uma visão muito simplista e infame….eu adoro cinema,mesmo sendo criticado,eu gosto
    do filme e se os outros sabem ter essa opnião (ruim) eu tambem sei ter a minha e forma-la…
    Eu não ligo muito pra opinião de grandes criticos(as vezes leio por acaso)por que geralmente quando eles vão fazer algum filme o resultado não é bom(nem popularmente e nem pela crítica) Por que falar é muito facil,o dificil é fazer…

    mas ainda sim gostei da sua matéria… :D
    acho que foi uma das unicas ..rsrrsrs

  11. Juh* disse:

    ah,ia esquecendo o grande filme que você está falando está vindo aí AGUA PARA ELEFANTEs com Reese Witherspoon e Christopher Waltz e claro Robert Pattinson
    :P
    a estoriai é otima

  12. maryrancharia disse:

    JAMES DEAN FOI,, É , E SEMPRE SERÁ ÚNICO,,BJS

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo