Publicidade

Publicidade
26/03/2010 - 22:33

“Homens que Encaravam Cabras” é um desperdício

Compartilhe: Twitter

“Os Homens que Encaravam Cabras” não é uma decepção, mas é um desperdício. Desperdício de um grande premissa: a história real de uma unidade do Exército americano com militares paranormais, que acreditavam ser possível matar cabras, atravessar paredes de concreto ou tornar-se invisível apenas com o poder da mente – um segredo revelado pelo livro de Jon Ronson no qual o filme se baseia livremente.

O diretor Grant Heslov (roteirista de “Boa Noite e Boa Sorte”) pega essa história real para alimentar uma sátira ficcional à moda dos irmãos Coen. Na trama, um jornalista de uma cidade pequena (Ewan McGregor), após ser traído pela mulher com seu editor, decide ir ao Iraque em guerra para encontrar uma boa reportagem.

Ali conhece o ex-oficial do Exército Lin Cassidy (George Clooney), que foi a estrela da unidade de espiões paranormais. Enquanto eles fogem de terroristas, Lin conta ao repórter a historia da unidade Nova Terra, do coronel hippie que a fundou (Jeff Bridges) e do oficial que a sabotou (Kevin Spacey). Por uma série de reviravoltas, o repórter irá acabar conhecendo todos os envolvidos.

É uma história fantástica – e, em grande parte, real. Heslov até consegue aproveitá-la para criar um ou outro momento de boa comédia recorrendo a velhos truques – como cenas de militares durões aprendendo a dançar ou surtando depois de tomar LSD sem saber.

Mas é pouco para uma premissa tão excepcional e para um elenco estrelado com pendor para a comédia. Heslov não sabe muito bem se ataca o absurdo do militarismo ou o patético do misticismo. Não sabe se tem simpatia ou desprezo por seus militares gauches. Fica no meio do caminho. No final, o resultado é um sub-irmãos Coen – que, recentemente, fizeram uma crítica ao militarismo muito mais interessante em “Queime Depois de Ler”

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

23 comentários para ““Homens que Encaravam Cabras” é um desperdício”

  1. Rodrigo disse:

    Acho que este é um filme menor de Grant Heslov.

  2. Daniela disse:

    No meio de tantos filmes ruins estreando, “Os Homens Que Encaravam Cabras”, seja pelo elenco, seja pela temática, é um filme muito bom sim!
    Mas parace-me que só teremos uma crítica elogiosa publicada aqui quando o próximo filme de Quentin Tarantino for lançado… Até lá, tenho a impressão de que nada valerá a pena ser visto na opinião do crítico…

  3. ah vá disse:

    Rapaz, sabe que eu gostei do filme… achei que tem sacadas geniais da cultura pop, e piadas muito inteligentes… com certeza não é uma comédia pastelão para o grande público

  4. Harpia disse:

    Com este título, pensei que fosse um pornô.

    • Maria disse:

      lol
      Eu pensei que fosse filme de gaúcho.
      Para quem sabe que existe um livro chamado “A influência do barranco na vida sexual do Gaúcho”, esse pensamento é inevitável

  5. marcos disse:

    O título do filme é horroroso.

  6. auchi disse:

    Muito boa Harpia. Háháháhá
    Depois dessa não vou escrever mais nada , vou pro buteco tomar uma !

  7. fábio disse:

    …………………………………………………………………………………………………………………………………………..Calil..?!
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………Eu assistí,…….5 VEZES,.. o filme….:
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………” QUEIME DEPOIS DE LER..”
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………Do pouco que conheço dos irmãos Coem,
    …………………………………………prá mim,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………..É,.. O,… MELHÓR.
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………….Eles acertaram a MÃO em,… TUDO.
    ……………………………………………………………………………………………….
    ………………Roteiro,……atores,…….trilha,……direção LIMPA.
    ………………………………………………………………………………………………
    …………………A primeira vez que assistí fiquei de boca
    …………………………………………….aberta.
    ………………………………………………………………………………………………
    …………………………..Foi nele que ví que os cara,
    ……………………………………………”SABEM,
    ………………………………………fazer,……FILMES”.
    ………………………………………………………………………………………………
    …………………………Plagiando o,….Jhon Malcovich.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………….Agóra esse das ‘cabras” ser filme
    ……………………………….”.pornô”,……é boa,..heim,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………ahahahahahahahahahahahaha.
    ………………………………………………………………………………………………..

  8. Cucaracha disse:

    “Burn after read” não é uma crítica ao militarismo. É uma crítica ao serviço secreto americano, CIA e NSA. Agências não vinculadas ao Pentágono. “The men who stare at goats” não é filme crítico, é um filme SARCÁSTICO. Não sei se o Ricardo Calil sabe, mas a aplicação de práticas ocultistas, metafísicas e esotérias pelas forças armadas das grandes potências, não é mito. Desdobramento astral, projeção mental (chamado pelos militares do Pentágono, de “visão remota” e outros experimentos desse tipo já eram utilizados pelos nazistas. No fim da 2a guerra os russos criaram uma divisão militar de pesquisas nesesa área. Nos anos 60 a KGB utilizava espiões-psíquicos frequentemente. Ainda nos anos 60, nos EUA, a CIA criou o programa “MK-ULTRA” p/ formação de agentes psíquicos. E a CIA pegava pesado, usando até rogas químicas p/ condicionamento da mente.
    Eu particularmente gostei muito do filme, principalmente das piadas sobre cavaleiros Jedi, que pareciam improvisadas na hora da gravação das cenas entre o George Clooney e o Evan McGregor, que foi o jovem Obi-Wan Kenobi em Star Wars. Jeff Bridges está impagável e também impagável foi ver o Stephen Lang, o genocida Coronel Quairich de Avatar, fazendo um militar esoterista nesse filme. Ótimo filme.

    • lastikas disse:

      Não concordo com o texto do Calil, mas ele não diz que é mito em nenhum momento. O projeto MK-ULTRA não tem nenhuma relação com a criação de espiões psíquicos, mas com lavagem cerebral, controle da mente entre outras coisas.

  9. ricardo kotscho disse:

    Caro Ricardo Calil,
    só reparei hoje que meu Balaio está entre os teus “Blogs Amigos, na boa companhia de nossos antigos colegas de “No Mínimo”. Te agradeço.
    Tudo de bom.
    Forte abraço,
    Ricardo Kotscho

    • fábio disse:

      …………………………………………………………………………………………………
      ………………..É,…..Kotcsho,….só por que você gostou,
      ……………………………………….agóra ele vai,
      ………………………………………………..tirar.
      ………………………………………………………………………………………………..

  10. ricardo kotscho disse:

    Caro Ricardo Calil,
    só reparei hoje que meu Balaio está entre os teus “Blogs Amigos”, na boa companhia de nossos antigos colegas de “No Mínimo”. Te agradeço.
    Tudo de bom.
    Forte abraço,
    Ricardo Kotscho

  11. vera lucia disse:

    fiquei curiosa, vou ver o filme primeiro…

  12. […] concreto ou tornar-se invisível apenas com o poder da mente – um segredo revelado pelo livro . Continuar a Ler » « Rainha má de ‘A bela adormecida’ será protagonista de novo filme É […]

  13. Letícia disse:

    Coisa mais chata isso. Sempre q se tem um elenco de estrelas, exige-se filmes-ícone. Será q n se faz mais cinema light? Poxa, acho q os atores do filme, assim quanto milhares de pessoas, tb gostam de dar risada sem pensar mt de vez em quando. A vida já é demasiado complexa para se estar sempre na eminência de pensamentos elaborados.
    =)

  14. rroliveira disse:

    Não concordo com com o “avatar” Calil, alias, ser crítico de cinema é altamente questionável, não sei qual é a utilidade desse ofício. Queimem depois que lerem essa crítica de Calil.

  15. janio disse:

    O Calli! achei que fostes muito simplista e minimalista com os cabras. Aprendi a curtir tudo e de tudo na vida… aprendi que o simples é extremamente difícil de ser feito, isso depois dos cinqüenta! Jamais assistiria um filme desses na minha juventude…
    O título é ótimo e acho que vc não entendeu o recado do sarcasmo dos caras, parece que vc nunca ouviu uma musica do Chico Buarque!!!!! Como disse o outro… eta profissãozinha Rança!

  16. duff disse:

    melhor filme q jah assisiti,salve o exercito da nova terra,alem do mais a palma vibratoria eh u golpe mais irado de todos os tempos hsuahushuahsuahsahs……Avante jedis!!!!!

  17. Calil,

    Concordo com você que houve um excesso na viagem na adaptação da obra para o cinema de “Os Homes que encaravam cabras”.

    Longe de um realismo-fantástico imaginativo como um Gabriel García Marquez, mas com momentos interessantes. Para uma grande obra, não necessariamente tudo precisa haver um sentido, mas nesse filme, mesmo considerando a proposta, perdeu-se o foco.

    Abraços e parabéns pelos seus excelentes textos, que não falam apenas dos filmes em si, mas os contextualizam, fazendo o seu diferencial em relação a outros crítimos de cinema. O cinema está vinculado à realidade, é fruto desse mundo.

    Ricardo Flaitt
    http://www.diariodemococa.com.br/materias.php?cd_secao=21&codant=

  18. Fabio Gonçalves disse:

    Saudações meus amigos,

    Olha, em minha modesta opinião, esse é um dos melhores filmes que já assisti. Fiquei comovido com o final e não posso esconder que as lágrimas me escaparam.

    Acredito que isso seja pela mensagem por trás do filme, que devemos ser tudo que podemos ser.

    Salve o exército da nova Terra.

    Grande abraço

  19. Babi disse:

    eia sozinho porque no passado eu tambem nao acreditava que ia dar certo,mas..funciona mesmo.Diga para vc mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem vc gostaria de estar(três vezes)…Pense em algo que queria realizar na próxima semana e repita para vc mesmo(seis vezes)…Se vc tem um desejo,repita-o para vc mesmo(Venha cá ANJO de LUZ eu te INVOCO para que Desenterre D de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje,Apaixonado e Arrependido,desenterre tudo que esta imprdindo que D venha para MIM,afaste todas aquelas que tem contribuido para o nosso afastamento e que ele D não pense mais nas outras…mas somente em MIM.Que ele ME telefone e ME AME.Agradeço por este misterioso poder que sempre dá certo.Amém…) Publique esta simpatia por tr~es vezes,basta copiar e colarpor três vezes em in forum diferentes esta simpatia abaixo e logo em 48hs vc terá uma linda surpresa,beijos ainda esta oite de madrugada o teu AMOR dara conta de te AMAR,algo assim acontecerá entre 1 as 4 horasda manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida!Se romperesta corrente terá má sorte no amor.Deus abençoará sua vida não será mais a mesma

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo