Publicidade

Publicidade
27/04/2010 - 21:55

“Homem de Ferro 2” é um espetáculo rococó

Compartilhe: Twitter

O primeiro “Homem de Ferro” foi uma boa surpresa. Um filme de super-herói baseado antes nas ideias do que nos efeitos, com mais investimento nos atores do que nas cenas de ação. E com o achado de reinventar Robert Downey Jr. como um herói de ação na pele do cínico Tony Stark.

Já o novo “Homem de Ferro”, que estréia nesta sexta-feira no Brasil, sofre de uma síndrome comum para segundos filmes de franquias: a obrigação de suplantar o primeiro, de oferecer algo mais.

O problema é esse “algo mais”. Em geral, ele se transforma em uma questão meramente quantitativa. “Homem de Ferro 2”, por exemplo, dobra os elementos centrais do filme de super-herói: agora há duas mocinhas (Gywneth Paltrow e Scarlett Johansson), dois vilões (Mickey Rourke e Sam Rockwell) e até mesmo dois heróis (além de Stark, seu amigo James Rhodes, agora interpretado por Don Cheadle, também assume uma armadura).

Há mais brigas e explosões, mais reviravoltas no enredo, mais pontas de pessoas reais (Larry King, Christiane Amanpour, Bill O’Reilly) – e ainda uma aparição surpresa de Samuel Jackson no velho papel de Samuel Jackson.

É um problema parecido ao que acometeu os segundos filmes de franquias como “Homem Aranha”, “X-Men” e outras. Nesses casos, porém, os diretores, respectivamente Sam Raimi e Brian Singer, souberam incorporar novos elementos sem perder o foco de seus trabalhos.

Não é o que acontece com “Homem de Ferro”. O diretor Jon Favreau não conseguiu transformar quantidade em qualidade. Ele parece empilhar um elemento novo sobre o outro, sem chegar a dar forma a seu novo filme. Nenhum ator tem muito espaço para brilhar, nem mesmo Downey Jr. ou Rourke. A mensagem levemente antimilitarista do primeiro episódio se perde neste segundo. E as cenas de ação não são muito inspiradas. O resultado é ao mesmo tempo excessivo e entediante. “Homem de Ferro 2” é um filme de super-herói meio rococó.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

13 comentários para ““Homem de Ferro 2” é um espetáculo rococó”

  1. […] Robert Downey Jr. como um herói de ação na pele do cínico Tony Stark. Já o novo “Homem . Continuar a Ler » « Divulgado cartaz de ‘Jonah Hex’, com Josh Brolin e Megan Fox Os […]

  2. Zéw disse:

    bem diferente da opnião do www. omelete.com.br

  3. Jonathan Lafey disse:

    Estes críticos de cinema nunca estão satisfeitos com nada… è Lógico que uma continuação de um filme de super herói sairia nestes moldes. Ou será que o crítico achava que soaria mais como um Conduzindo Miss Daisy ou E o Vento Levou…. Ah críticos, FUCK OFF !!!

  4. Marco Alves disse:

    Concordo com o comentário anterior estes críticos nunca estão satisfeitos com nada . Primeiramente, precisa assistir o filme na íntegra pra falar alguma coisa. Fala sério seu rococó!!!

  5. Edu disse:

    Pelas críticas que estou lendo, me cheira a uma tentativa de ser um novo The Dark Knight(muitos personagens, muita coisa acontecendo, muito blábláblá), o que não é bom.

  6. The papa disse:

    É. Sempre dá medo de ver um segundo filme da franquia…essa busca por algo a mais muitas vezes acaba estragando.

  7. Luis Henrique disse:

    quem é fã, é fã, pode comentar o que quiser, álias eu acho que vc deve ser fã do filme o leãozinho vesgo

  8. thiagolemes disse:

    O filme é do caralho sim!!! infelismente alguns críticos não conseguem analizar filmes por genero, e querem que um filme de heroi seja tão profundo como um drama ou um genero que precise de ser mais intelectualizado pois não tem outros pontos que prendam o telespectador, um filme de heroi tem outros chamativos que não são nem piores nem melhores que os outros generos, então vamos ser mais coerentes nas criticas pessoal!!!!

  9. Alex disse:

    Assisti ontem o Homem de Ferro 2. Concordo com a opinião do crítico (por mais incrível que isso pareça), na tentativa de ser mais grandioso que o primeiro, o filme se perde em explosões e muitos personagens. Ainda assim para quem gosta do universo de HQ, vale a pena assistir.

  10. Fiquei com a impressão de não ter assistido ao mesmo filme. A dimensão dos personagens – e o fato de Tony Stark ser muito mais interessante sem a armadura – e o próprio discurso antibelicista continuaram lá, e o filme se tornou uma aventura, de fato, superando o primeiro. Como se espera de um bom filme de super herói.

  11. Cristiane Martins disse:

    Ví o filme ontem e achei muito bom,mesmo com muitos personagens, a história ganhou dinamismo, os personagens não se perdem, e os dois vilões conseguem dar conta do recado.
    Gostei da adição do diretor Jon Fraveau como motorista, e guarda costa de Tony, a química entre ele,Pepper e motorista rende boas risadas.
    Além de Robert Downey Jr., está bem melhor como o ciníco e ironico Tony Stark, o grande problemas dos críticos em relação à IronMan 2, é que ele seja de The Dark Night, isso é impossível, afinal o 2 filme da franquia Batman, teve como o base os quadrinhos de Frank Miller, o que fez o filme ser explorado com maior profundidade, os personagens centrais da história, e vamos ser sinceros Tony Stark é bem mais animado que Bruce Wayne.
    Vamos deixar de implicância, e aproveitemos um bom filme pipoca, da temporada!!!

  12. master_zion disse:

    Sabe o o que é um DJ chato?

    DJ chato é aquele que quer tocar aquilo que ele gosta.
    Aliás sempre vou achar um DJ Chato como falta de respeito ao público… Mesquinharia de pensar só em si.

    DJ bom é aquele que faz o povo pular.

    Critico de cinema é igual DJ chato…

    Só estava esperando os números pra dar um pouco de risada desse comentário….

    * 1 Homem de Ferro 2
    855 mil pessoas (estreia)

    * 2 Alice no País das Maravilhas
    672 mil pessoas (acumulado: 1,995 milhão)

    * 3 Chico Xavier
    161 mil pessoas (acumulado: 2,895 milhões)

    * 4 Caçador de Recompensas
    62 mil pessoas (acumulado: 509 mil)

    * 5 Tudo Pode Dar Certo
    32 mil pessoas (acumulado: 43 mil)

    Sempre odiei o oscar.. Sempre achei ridículo.
    Agora aquele filminho fracasso de bilheteria ganhado mais oscar que avatar só provou pra mim que os críticos continuaram sendo DJs Chatos.

  13. Thales disse:

    Calil, o Larry King não aparece no filme. Quem aparece é o Stan Lee, criador do Homem de Ferro, no papel de Larry King. Inclusive, no primeiro filme, o Stan Lee apareceu interpretando o Hugh Hefner.

    Sobre o filme, discordo. Achei os personagens bem explorados, na medida. Sem muita enrolação. Temos que lembrar que se trata de um filme de super-heróis e que o desenvolvimento dos personagens e das ações precisam de certa agilidade. Se você assistir Cavaleiro das Trevas novamente, verá que tudo se resolve de forma dinâmica. Gosto mais do filme do Batman, mas Homem de Ferro 2 é um ótimo filme, comparado a seus pares, ou seja, outros filmes de super-heróis.

    []s

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo