Publicidade

Publicidade
13/05/2010 - 22:39

‘Viver a Vida’ é mancha no currículo de Manoel Carlos

Compartilhe: Twitter

“Viver a Vida” foi a novela das oito com o menor Ibope da história. Mas isso é menos um problema do que uma tendência. Uma tendência saudável, que significa que as pessoas estão se entretendo de outras maneiras de noite – em outros canais, na internet, longe de uma tela.

O problema é outro: “Viver a Vida”, que termina nesta sexta-feira, foi um ponto baixo não só na carreira de Manoel Carlos (que já nos deu novelas excelentes, como “Por Amor”), como também na história da novela das oito global.

Manoel Carlos sempre teve um estilo particular, menos folhetinesco, menos baseado na divisão entre heróis e vilões, menos afeito aos grandes lances melodramáticos (embora chamar suas novelas de “realistas” seja .

Mas “Viver a Vida” foi ao extremo: a novela foi um longo processo de esvaziamento de personagens, de anulação de conflitos. O pior exemplo é o de Helena (Taís Araújo), que começou a novela onipresente e terminou esquecida. Não foi possível sentir a fundo nenhum de seus dramas: a rivalidade com Luciana, a separação com Marcos, a briga com Dora, o fato de se apaixonar pelo filho de seu ex-marido… Nada.

Aline Moraes virou a protagonista de fato, mas seu calvário de cadeirante foi retratado como um mar de rosas. Lilia Cabral parecia que ia engolir a novela como megera, mas seu personagem definhou em cena quando se tornou uma mãe coragem. José Mayer não descobriu até o fim da novela se era um galã ou um canalha. O núcleo de favela foi abaixo da crítica. E assim por diante.

Para não dizer que não falei das flores, sobreviveram ao desastre o casal formado por Gustavo (Marcello Airoldi) e Betina (Letícia Spiller), verdadeiramente engraçado, e Maradona (Mario Jose Paz), que realizou o milagre de nos fazer torcer por um argentino.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

155 comentários para “‘Viver a Vida’ é mancha no currículo de Manoel Carlos”

  1. Carlos Manoel disse:

    Olha é isso aí, infelizmente não imagina que fosse terminar tão rápido esta novela, é uma pena. Luciana fez o papel maravilhosamente, mas a realidade é outra e quem não tem condições financeiras.Lilia Cabral talentosa, Geovana Antonella etc. excelente atrizes, agora Thais Araujo o que foi a novela inteira nada……sobre a favela é a vida real, foi uma pena que o Bene acabou como acabou, torci para que ele voltasse a sociedade enfim graças a Deus acabou.

  2. Carlos disse:

    Manoel Carlos já fez algumas coisas até decentes, mas acho q ele anda meio acomodado em seus próprios clichês. Tudo muito lento, uma xaropada sem fim, coisa chata. Pela forma abrupta como acabou, acho q nem a emissora tava mas aguentando.

  3. thaianny disse:

    manoel vc não está mais sabendo como escrever uma novela?E para piorar a situação nem mostra direito o final dos personagens ,vamos melhorar mais os finais das novelas.

  4. thaianny disse:

    e cadê o final da Mia e o casamento da Helena e pq a Teresa não ficou com o Jean.

  5. Shaline disse:

    Bom , que realmente a novela fugiu da realidade , é obviu, mas, pelo menos deu pra relaxar um pouquinho e sonhar um pouco com essa vida boa ” “, dessas familias lindas e ricas que apareciam nas cenas, pois como naõ posso concretizar ainda o meu sonho de ter um apt na beira mar no leblon e uma puta de uma casa em buzios .. vou sonhando e vendo pela navela rsrs,,
    Fora que vc nomorar um gato gemeos e depois casar com o gato mais legal o irmaõ gemeos. enfim pegar os dois! rsrsr

  6. VAUCEMIR ENDLICH disse:

    A melhor coisa que teve na novela Viver a Vida foi ter uma trilha sonora do início ao fim.
    Gostei de todas as músicas que faziam parte da trilha sonora. Destaque para o Pet Shop Boys com King of Rome.

    Todos os 4 cd´s que fizeram parte da trilha sonora foram fantásticos.

  7. Teresa disse:

    Dizem que ele vai se aposentar. Boa hora pra isso.

  8. André Veiga disse:

    Qualquer novela é uma mancha no currículo. De quem escreve, e de quem assiste.

  9. elizete silva disse:

    fio a novela mais sem graça que ja vi so assistinha as vezes por que nao tinha nada pra ver

  10. Rosemary Araujo disse:

    Acho que as pessoas estão empanturradas de verem sempre as mesmas coisas…querem algo diferente, algo fora do comum. Tudo o que passa TV, tá se tornando cada dia mais corriqueiro.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo