Publicidade

Publicidade
07/07/2010 - 23:12

3-D sob ataque

Compartilhe: Twitter

No começo, tudo era deslumbramento. Agora a ficha caiu: o 3-D não é aquela maravilha que havíamos imaginado (ou que haviam nos vendido). Os ataques ao formato estão cada vez mais freqüentes e pesados.

O marco inicial foi a lista de Roger Ebert, o mais célebre crítico americano da atualidade, com 9 motivos para odiar o 3-D. Agora, a tridimensionalidade artificial de certos filmes vem minando a reputação do formato como um todo.

Explico: algumas obras rodadas em 2-D são convertidas ao 3-D digital no processo de pós-produção, para aproveitar o “boom” desse novo mercado. São os casos de “Fúria de Titãs” e, agora, de “O Último Mestre do Ar”.

Este último filme acaba de ter suas primeiras exibições para público e crítica – e a resposta não poderia ser pior. Escuro, borrado e “inassistível” foram alguns dos adjetivos mais repetidos a seu respeito – comentários estranhos para um filme dirigido por M. Night Shyamalan (“Sexto Sentido”), diretor conhecido por seu apuro visual.

Ebert, sempre ele, escreveu que o filme parece ser sido rodado “com um pano sujo sobre as lentes” e que ele “coloca um prego no caixão do falso 3-D” – comentário que foi reproduzido centenas de vezes no Twitter.

Grandes nomes da indústria, como James Cameron e Jeffrey Katzenberg, estão preocupados com as conseqüências negativas do falso 3-D para o mercado do verdadeiro.

“Criar apenas bom conteúdo em 3-D vai ser fundamental para solidificar o Mercado, já que as más experiências vão deixar o público receoso de gastar mais dinheiro com isso no futuro”, disse Cameron.

Mas, para os próximos meses, já estão programados outros filmes convertidos artificialmente para o 3-D, como “Harry Potter e as Relíquias da Morte” e “Como Cães e Gatos”. E provavelmente haverá novos ataques ao formato – que até pouco tempo atrás era o futuro, ou a salvação, do cinema.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

10 comentários para “3-D sob ataque”

  1. […] de Roger Ebert, o mais célebre crítico americano da atualidade, com 9 motivos para odiar o . Continuar a Ler » « 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras Os comentários estão abertos, mas os […]

  2. Renan disse:

    Concordo, fui assistir Furia de Titãs e a unica coisa 3D de verdade era a legenda do filme que ficava na sua frente e o filme a 5 metros da legenda.

    Para se ter uma idéia se você tirasse o óculos a única diferença era a legenda o filme você assistia normalmente.

    Já no caso de Toy Story foi excelente o 3D recomendo.

  3. fábio disse:

    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………A hóra que começar
    …………a sair neguinho VÊSGO da sessão,…..você vai ver.
    …………………………………………………………………………………………………

    • Leo Lopes disse:

      Eu nao acredito, vai viajar menino, ta de ferias e fica em casa na internet, hihihiihih.

  4. Manoela disse:

    Do jeito que as coisas vão indo, logo logo tambem não haverão mais super stars, será tudo na base do computador e teremos que engolir a lixarada.

  5. ANTONIO MELLO disse:

    É PIOR AINDA PRA QUEM USA OCULOS DE GRAU. FICAR FAZENDO MALABARISMO COM AMBOS OS ÓCULOS

  6. Paloma disse:

    Estou lendo o texto de Ebert. Pois é, não acho que o 3D adicione alguma coisa aos filmes, muitas vezes até atrapalha. Mas o que me incomoda é os preços absurdos dos ingressos. Acho que isso é algo a ser melhorado, tem muito a crescer ainda para justificar os preços altos.

    Beijos

  7. O cinema 3D tem outro problema: normalmente, a visão tridimensional se baseia principalmente na convergência dos olhos, mas ao mesmo tempo o cristalino se ajusta à distância focal dos objetos. No 3D estereoscópico, como o do cinema, a convergência dos olhos do espectador se adapta aos objetos mais próximos e mais distantes, mas o foco se mantém na tela, que é plana e está sempre no mesmo lugar. Isso força os olhos, por não ser natural. Talvez isso mude no dia em que chegar o 3D holográfico.

  8. S.B.O disse:

    Simpatia para amarrar pessoa amada.Escreva na sola do pé esquerdo o nome da pessoa amada e aperte no chão dizendo três vezes: Debaixo do meu pé esquerdo, te prendo, te amarro e te mantenho. pelo poder das treze almas benditas e de São Cipriano. Que assim seja. Que vc venha me procurar em 24h, dizendo que me ama e que quer ficar pra sempre comigo. Enquanto vc não vier não irá comer, não irá dormir e nem irá ter vontade de outra Homem a não ser eu. Assim seja, assim será. (Publicar 4 vezes e não revelar o sonho dessa noite

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo