Publicidade

Publicidade
13/07/2010 - 22:43

Festival Latino-Americano começa com o pé direito

Compartilhe: Twitter

Começou ontem – e começou bem – o 5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. A escolha do filme de abertura, no Memorial da América Latina, foi ousada. Uma produção de uma cinematografia desconhecida (Costa Rica), dirigida por uma estreante (Paz Fábrega), filmado com não-atores.

“Água Fria do Mar” se reveza entre duas histórias paralelas, a de uma jovem mulher burguesa e de uma menina de família pobre, que se cruzam em um réveillon numa praia costarriquenha. A mulher acompanha o namorado, que tem uma propriedade familiar no local. Ao chegar lá de noite, eles encontram a menina dormindo no meio do mato, depois de fugir do camping onde está sua família. O casal decide dormir ali mesmo e buscar ajuda no dia seguinte. Quando acordam, porém, a menina sumiu.

O filme acompanha, então, as trajetórias das duas separadamente, até que elas voltam a se encontrar no final. Apesar das origens diferentes, a mulher e a menina se unem pela sensação de deslocamento, de não-pertencimento a seus grupos, de um desasossego que não se contenta com a paralisia do mundo à sua volta.

É um drama rarefeito, mais baseado na atmosfera do que na ação, que deve muito ao cinema da argentina Lucrecia Martel, em especial de “O Pântano” (que o festival também exibe).

A seleção do filme para uma abertura cheia de políticos e convidados ilustres parece indicar um bom caminho para o evento, um equilíbrio entre as apostas e os medalhões. Entre mostras dedicadas a nomes estabelecidos, como João Batista de Andrade e o argentino Marcelo Piñeiro, e exibições de trabalhos de diretores promissores, como os brasileiros “A Fuga da Mulher Gorila” e “Estrada para Ythaca”.

Foi um começo que deixou a clara sensação de que o festival, em sua quinta edição, encontrou seu lugar em meio a centenas de eventos audiovisuais brasileiros. “Água Fria do Mar” tem mais uma exibição no festival, no dia 17, no Cinesesc. Como não se sabe se o filme vai estrear comercialmente por aqui, é bom não perder. Para a programação completa, veja o site oficial.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

2 comentários para “Festival Latino-Americano começa com o pé direito”

  1. lino disse:

    Gostei da reportagem.

  2. gorila bordello disse:

    Esse filme do gorila é horrível, mas gostei muito do agua fria do mar, começou muito bem mesmo, espero ver outros filmes melhores…

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo