Publicidade

Publicidade
19/08/2010 - 12:19

E se não houvesse mais “filmes de favela”?

Compartilhe: Twitter

Uma das reclamações mais comuns dos leitores deste blog contra o cinema brasileiro é o excesso de filmes sobre favelas, sejam dramas ou documentários. Pessoalmente, acho que esse deve ser um dos menores problemas da nossa cinematografia. De qualquer forma, quem pensa assim vai se divertir com a “notícia” do blog do “The Piaui Herald”, da revista “piauí”, com o título: “Cineastas protestam contra pacificação de favelas”.

“Cerca de trezentos profissionais de cinema interromperam hoje o trânsito da Visconde de Pirajá para protestar contra a expansão das Unidades de Polícia Pacificadora pelas favelas do Rio de Janeiro. ‘A medida está devastando o nosso mercado de trabalho’, disse o diretor Eduardinho Botelho. (…) Botelho comoveu-se ao se lembrar de três cinegrafistas, cinco roteiristas, três diretores de elenco e vinte e sete produtores de efeitos especiais despejados de suas residências nos últimos trinta dias por não conseguirem pagar o aluguel. ‘Dramas candentes sobre a tragédia social das favelas cariocas respondem por 87% dos filmes produzidos no Brasil’, alertou Botelho, ‘se essas comunidades se transformam em cenários de novela das 7, que histórias iremos contar?’ ”

O “Piauí Herald” tem se tornado uma das melhores noticiários da internet brasileira. Tenho certeza de que muita gente gostaria que algumas de suas matérias – como essa dos filmes de favela – fossem verdadeiras.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

40 comentários para “E se não houvesse mais “filmes de favela”?”

  1. eliezer disse:

    FILME DE FAVELA FEZ SUCESSO ANTES DO LULINHA POIS O BRASILEIRO ERA POBRE E OS CINEASTAS TAMBÉM ERAM POBRES DE IDÉIAS. DEPOIS DO LULINHA O BRASILEIRO SÓ QUER VER O OUVIR COISAS BONITAS E GRANDES. SENHORES DIRETORES DEIXEM DE SER BURROS E VAMOS COMEÇAR A VALORIZAR O QUE É NOSSO. AS FAVELAS NÃO NOS PERTENCEM MAIS!!!!!

  2. MARCIA disse:

    VI O FILME CHAMADO “TURISTAS” E O FILME MOSTRA SÓ COISAS RUINS E MENTIROSAS DO BRASIL. É ISSO QUE AMERICANO QUER. SÓ QUE AGORA SOMOS MELHORES QUE ELES E NÃO PODEMOS MAIS FICAR FALANDO DE FAVELAS, SE NOSSOS GRANDES DIRETORES QUISEREM EU POSSO DAR MUITAS IDÉIAS MAGNÍFICAS QUE MOSTRARÃO UM BRASIL BELO E GRANDE.

  3. eliezer disse:

    FIZ UM COMENTÁRIO RESPONSÁVEL E CLARO E NÃO FOI PUBLICADO. VCS DA IMPRENSA QUEREM MESMO LIBERDADE DE IMPRENSA OU SÃO HIPÓCRITAS?

  4. Laura disse:

    Assisti ao filme “Uma noite em 67” e ADOREI!!!! Fiquei muito emocionada, mesmo. Então, isto significa que os filmes brasileiros são muito diversificados, as temáicas são variadas. Tem, sim, que mostrar a nossa realidade, mas tb tem filme mostrando sonhos, fantasias, crônicas de SP e Rj, sem nem tocar no assunto favela. Vejam, p. ex., “Avassaladoras” e tb “Solteiro no Rio de Janeiro”. Eu, pessoalmente, sou fã do cinema nacional. Era isso. Pronto!

  5. Márcia disse:

    Precisamos aprender a valorizar o nosso país. Vamos mostrar ao mundo que temos criatividade, que sabemos contar boas histórias. Vamos mostrar o que é bonito de se ver, vamos fazer o público rir com boas comédias, com nossos atores magníficos. Adorei o filme Cidade de Deus, mas acho que agora é hora de mostrarmos o que tem de bom no Brasil.

  6. Marina disse:

    Chega de filme de favela, Brasil não se resume somente a essa realidade.

  7. Marise disse:

    Por favor, esclareçam! Isso é alguma piada sem graça?
    O governador Sergio Cabral mostrou-se sensível ao drama dos cineastas. “O cinema é a indústria do Terceiro Milênio e não podemos deixá-la desassistida. Pedi que um grupo de trabalho se reunisse para avaliar a possibilidade de deixarmos pelo menos umas cinco favelas do jeito que estão, permitindo assim que cineastas e documentaristas continuem realizando o trabalho importante que vêm fazendo.

  8. Kézia disse:

    Nossa
    Pensei que nunca fosse sair uma notícia sobre isso, já estava na hora, adorei os comentários anteriores e concordo plenamente, o Brasil esta precisando mostrar o que tem de bom, filmes de ficção, comédia, romances, temos que ter criatividade, tudo bem que o Brasil é um dos países de 3º mundo, mas todos lá fora já estão cansados de saber disso e não precisamos mostrar isso o tempo todo, chega de favelas e marginalismo nos cinemas Brasileiro, chega de falar que no Brasil só tem bandido, e as pessoas de bem?? Ficam aonde?? Temos atores maravilhosos e diretores excepcionais, vamos colocar o Brasil pra frente, chega de andar para trás….

  9. Kézia disse:

    Parabéns Ricardo Calil, já estava na hora

  10. Sandra disse:

    Temos que mostrar nosso glamour também, nossa noite em São Paulo, nossas belezas naturais do Rio e Natal, romances com bastante enredo e a beleza de nossas atrizes e atores brasileiros, isso sim dá gosto de ver!

  11. Leandro disse:

    Favela é um câncer da sociedade. Precisam ser extirpadas. Os formadores de opinião devem lutar para urbanizá-las, fazer casas, prédios, legalizar comércio e impedir a expansão e surgimento de novas favelas. Infelizmente, pessoas como Eduardinho Botelho, cinegrafistas, roteiristas, diretores de elenco e produtores de efeitos especiais que não pagam aluguel gostam do câncer social porque são fontes baratas de fazer filmes. Não estão verdadeiramente preocupados em eliminar a tragédia social, ao contrário vivem das favelas como vampiros sociais. E ainda não pagam aluguel!!!! Gente do mundo artístico hipócrita! Vivem em suas mansões, têm seguranças particulares e não querem que as favelas acabem! Só peço aos fãs que enxerguem esta realidade e passem a criticar seus ídolos da mídia!!!!! Recadinho aos produtores: vão fazer filmes que prestam! O Brasil está cheio de folclore, de exemplos de vida de gente que saiu da probreza e venceu com trabalho honesto, de empresários, de esportistas, de policiais que sacrificaram suas vidas, façam filmes dignos de holywood ou talvez bolywood! Saudações contestadoras!

  12. ISAAC disse:

    Credo!
    O cinema nacional só se RESUME A TER COMO CENÁRIOS, SÓ AS FAVELAS? Onde está a criatividade dos nosso produtores e roteiristas para gerar filmes de outros gêneros? Esses cineastas NÃO PODEM SER CHAMADO DE TAIS..
    Temos muito a apreender com a produção americana, q genero toda essa industria, nê?
    Mas aqui..pelo q vejo, quase ninguém tem essa visão…rsss..

  13. Meu deus, ninguém consegue perceber que é uma sátira? Bando de analfabetos funcionais.

  14. Que tal acabar com o (oh, Meu Deus) ‘cinema brasileiro’. Pornográfico, míope, vagaba no melhor estilo!!!

  15. adriano disse:

    Ahhahahahaha Chega de filme de favela. CHEGA

  16. junior disse:

    O cinema brasileiro precisa mudar, acebar com os filmes violentos e trazer o romance e a comédia para nos emocionar e divertir.
    Chega também de Lázaro Ramos e Selton Mello.
    O enredo precisa mudar o cinema brasileiro parece a novela viver a vida não consegue prender a visão do espectador.

  17. Everaldo disse:

    É pra rir?…gostei da piada, sem locação pra filmar o obvio, é por isso que nos cinemas só vemos filmes de gringos e o pior é que os caras pintam pro mundo la fora que aqui só tem bandido e puta. Vamo criar vergonha na cara e fazer cinema de verdade, que fale do Brasil de verdade, principalmente de uma classe media hipócrita e nossa burguesia corrupta.

  18. Pp disse:

    boas sou portugues e adoro os filmes brasileiros principalmente os filmes da favela , em portugal faz muito suçesso todos gostam acho que deviam continuar com esses filmes e o povo brasileiro nao divia ficar chatiado pk SAO OS MELHORES FILMES DO MUNDO
    CURTIA O SEGUNDO DO CIDADE DE DEUS

    ESSEEEE BATEU MUITO AQUI EM PORTUGAL

    CUMPRIMENMTOS

  19. Leticia disse:

    FILMES BRASILEIRO MOSTRA A REALIDADE DE MUITOS, SÓ QUE SEMPRE TEM UNS FILHINHOS DE PAPAI QUE NÃO SABE NADA DA REALIDADE DO BRASIL PORQUE VIVE NO MUNDO DOS CONTOS DE FADAS PERFEITOS, AI QUANDO VER UM FILME ASSIM ACHA QUE TÃO EXAGERANDO OU FALANDO MAL DO BRASIL. MAS SE ESSE TIPO DE PESSOA FOSSE MENOS INGNORANTE ELA SABERIA QUE SÓ ESTÃO RELATANDO A PURA REALIDADE. E TAMBÉM O GRANDE DEFEITO DO BRASILEIRO É SÓ DÁ VALOR AS MERDINHAS QUE VEM DE FORA, SENDO QUE O BRASIL NÃO SÓ TEM FILMES DESSE TIPO (FAVELAS) , BRASIL TEM MUUIITOS FILMES BONS TAMBÉM, MAS COMO DISSE, SÓ DÃO VALOR AS MERDINHAS QUE VEM DE FORA!

  20. KsdSfd disse:

    A frase: “NÓS SOMOS MELHORES QUE OS AMERICANOS” foi MUITO MAS MUITO fora de noção.
    ACORDEM. O povo, a cultura, a política, a segurança, a educação, o modo de vida, o respeito, praticamente tudo lá é muito melhor que aqui.
    Brasileiro é um povo muito bobo mesmo (sou um deles infelizmente) que se sujeita, Aceita, baixa a cabeca pra um monte de lixo, safadeza, corrupção, roubo etc e muito etc. que a sociedade (sociedade esta de próprios brasileiros) nos impõe. Isso mesmo, somos um povo hipócrita que só quer tirar proveito um do outro, interesseiro e puxa-saco.
    Veja como se comporta um brasileiro quando vem um estrangeiro ao brasil: FIca babando, “tentando falar ou explicar”o que nao entende, puxando saco, “Ai.. que lindo, ele falou ‘obrigado’ em portugues”. Bando de tonto.. vá pra os outros países e veja se fican “tentando te entender”. Isso é grande mostra de como brasileiro é puxa-sac.. digo “povo acolhedor”. Ta bom

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo