Publicidade

Publicidade
31/08/2010 - 18:06

O “Avatar” do horário eleitoral gratuito

Compartilhe: Twitter

Devo ser o último brasileiro a ter assistido ao horário eleitoral. Fiz isso no final da semana passada, e uma coisa me impressionou acima de tudo (além da já decantada proliferação de candidatos bizarros): a superioridade do programa de Dilma em relação ao de Serra e outros candidatos.

Não é uma afirmação ideológica (até porque meu voto para presidente no primeiro turno não vai para nenhum dos dois candidatos à frente das pesquisas). É uma constatação audiovisual.

A superioridade do programa do PT em relação aos outros é desproporcionalmente maior do que a diferença de orçamento de campanha entre o partido do governo e os de oposição. É a diferença entre “Avatar” e “400 Contra Um”, o profissional e o amador, o novo e o velho, o rico e o pobre.

O programa da Dilma é publicidade, publicidade bem produzida, com fotografia “cinematográfica”, gruas, travellings e tomadas aéreas. E histórias humanas bem narradas, na linha do “Gente que Faz”. Já o programa dos outros parece… programa eleitoral gratuito dos anos 80.

Naquela década de redemocratização, lembro que o PT fazia programas bons e baratos, sem grandes recursos, mas com criatividade. Hoje, quem deveria seguir esse modelo era o PV nos programas da Marina Silva – que, até onde sei, contam com a consultoria do Fernando Meirelles. Mas os programas de Marina, que deveriam sinalizar mudança, são mais do mesmo.

A impressão que fica é que o PT faz muito com muito, o PSDB faz pouco com muito, e o PV faz pouco com pouco.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

12 comentários para “O “Avatar” do horário eleitoral gratuito”

  1. fábio disse:

    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………..Bom,
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………..como o Zé pedágio
    ………………………………..tá ribanceira abaixo,
    …………………………….eu sabia que você ia pular
    ……………………………………………..pro,
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………….Leví Fidélis,
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………aquele,… do,……”ferrorãma”,……….oops,
    …………………………………………ou melhor,
    ……………………………………………… do,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………Euro-trem.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………

  2. gilvas disse:

    ainda não demitiram o marqueteiro do serra? diabos, o cara é muito ruim!

  3. Na verdade, a pessoa que vota no 13 para presidente, vota na propaganda, na mulher que aparece no comercial segurando repolho. Vota no LULA que promove os comerciais políticos do PT.
    É a história de sindicalistas que ganharam as mãos, agora querem os braços!

    • CLOVIS F.S. disse:

      Na verdade, quem vota no 13 para presidente, vota no melhor governo, o governo que faz o país crescer sem se esquecer do social(povo), eu não consigo entender o preconceito com o PT, ou LULA , pra mim é assim, se é bom para a globo, Folha, Estadão, Veja, Isto é, Época….não é bom pro povo brasileiro!!!!! e quem é o queridinho dessa mídia?????????????

  4. Ivone disse:

    Vi com outros olhos.
    A Marina estava muito charmosa, elegante mesmo e mais, tem coração verde.
    A Dilma com uns cortes bem feitos, mas com lero de promessas. Com programa de cinema. Ficção.
    O Serra discreto, mostrou que faz.

  5. Samy Ventura disse:

    Ricardo, sou suspeito no meu comentário, pois voto em Dilma, mas tenho a impressão que tudo com o PSDB é exatamente igual ao programa eleitoral. O PSDB faz pouco com muito sempre, pouco metrô e muito dinheiro por km; pouco salário para servidores e muita arrecadação. Tenho uma definição para a filosofia de administração do PSDB: é o partido além do bagaço; pois pegam a laranja, expremem até sobrar o bagaço e depois reciclam o bagaço pra sair mais algum suco.

  6. wiprates disse:

    Concordo plenamente com o escritor desta materia, não vou votar em nenhum dos 2 candidatos, mais chega a ser muito amador as propagandas dos outros candidatos, Serra parece aquele boneco desesperado, Dima fala ele é burgues, no outro dia tá o serra mostrando a infancia humilde, dilma fala Serra não foi tão bom ministro da saúde, no outro dia tá o Serra mostrando o que fez, não consigo acreditar que o PSDB teve 4 anos para se preparar para a saida do Lula e só conseguiu fazer isto…. Não é de duvidar que daqui a 1 mês os panfleteiros do Serra estejam distribuindo panfletos da Dilma com a camisa do PSDB.

  7. andre disse:

    De férias da minha Especialização em Direito Empresarial na Gama FIlho-RJ, estou no Nordeste… Nascido no Recife, fui na minúscula Riacho das Almas, terra dos meus pais que visitei a última vez havia 8 anos. Também tive a mesma impressão:
    1 – Do sítio onde o meu avô subsistia tirando água de um “barreiro” sobrou só a sede e a cacimba, pois virou um loteamento popular. Água encanada e luz chegou para todos.
    2 – Já existe até prédios de 5 andares que abriga uma nova classe média que descobriu a vocação de fornecer material para a indústria de jeans de santa cruz do capibaribe, a +- 50km de distância;
    3 – Muitos parentes retornaram de “Sumpaulo” para aproveitar o revigoramento da economia.
    4 – muitos mais exemplos pude observar da revolução que o país passa e que, infelizmente a mídia empenhada na candidatura Serra não mostra.
    antonio vasconcelos matarazzo

  8. lucio disse:

    PT tem propagandas boas já não é de hoje… as últimas campanhas do lula também foram muito bem produzidas e sem dúvida influenciaram muito no resultado.

  9. Prof. roberto zuza disse:

    Calil! você percebeu muito bem, escreveu a pura verdade, é isso mesmo que acontece no horario politico, parabéns

  10. Só para constar, candidato não faz propaganda eleitoral, quem faz são os marqueteiros… são eles que montam a imagem do candidato…
    Não estou afirmando que tudo no horário eleitoral seja mentira, mas é preciso ter cuidado pois certamente tem gente mentindo por lá.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo