Publicidade

Publicidade
20/12/2010 - 21:13

2010 foi um bom ano, mas não o fim de uma era

Compartilhe: Twitter

Ao comentar a notícia de que o cinema brasileiro teve seu melhor desempenho em 20 anos, Jorge Peregrino, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro, disse que 2010 representa o fim de uma era: “A retomada acabou, já era. Não tem mais que ficar falando de melhor ou pior da retomada. O nosso mercado já superou isso”.

Talvez Peregrino tenha razão quando fala do uso excessivo da palavra retomada – que se refere ao período de 1994 até hoje, marcado pela produção via leis de incentivo. O problema de seu discurso é a euforia. Ok, 2010 foi um ótimo ano para o cinema no Brasil (135 milhões de ingressos vendidos, melhor número desde 81) e especificamente para o cinema nacional (26 milhões de ingressos, aumento de 61% em relação ao ano anterior). Como toda boa notícia, esta também merece ser comemorada.

O problema é que 2010 foi atípico por conta de “Tropa de Elite 2”. Se você tira os 11 milhões de espectadores do filme de José Padilha, este ano foi pior do que o ano passado. Peregrino sabe que não haverá um novo “Tropa”, mas crê que serão lançados “quatro ou cinco ‘Chico Xavier’ ” (que teve público de 3,4 milhões de pessoas). Eu olho para a lista de lançamentos nacionais do ano que vem e sinceramente não consigo encontrar esses filmes. “Bruna Surfistinha”? “Vips”? Talvez esses dois. Mas não tem muito mais. Ah, sim: também não tem filme espírita.

É como comemorar o PIB de mais de 7% e sair por aí dizendo que os problemas brasileiros acabaram. No cinema, a euforia pode virar ressaca.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

2 comentários para “2010 foi um bom ano, mas não o fim de uma era”

  1. daniel disse:

    Post fundamental, tá certíssimo.
    Acho que a tal”retomada” acabou depois do Central do Brasil e da primeira crise, no final de 1998. Os filmes feitos depois disso são bem diferentes dos que foram feitos até então. Por falta de nome, ficam usando o mesmo. No fundo, é tudo chanchada.

  2. fábio... disse:

    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………….Matou a pau..!
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………Calil..!
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………..Acertou de novo.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo